Teletrabalho, realizações, resultados e novas ações são temas de videoconferência na Agrodefesa
Teletrabalho, realizações, resultados e novas medidas a serem desenvolvidas nos próximos dias foram temas da videoconferência realizada na tarde de quarta-feira (1º/4) com participação de diretores, gerentes, coordenadores e assessores técnicos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente José Essado, que juntamente com a equipe, avaliou o trabalho desenvolvido, os resultados alcançados e o desempenho da Agência considerando as circunstâncias decorrentes da pandemia do Coronavírus e a nova situação vivida pela população.
Durante o encontro virtual, José Essado destacou as medidas corajosas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado para enfrentar o Covid-19, dentre elas a decretação do isolamento social, enfatizando que, por isso mesmo, os efeitos nefastos do vírus têm sido minimizados em Goiás. Ressaltou que o momento exige cautela de todos no desempenho de suas funções, tomando todos os cuidados e seguindo as orientações das autoridades de saúde para evitar o contágio.
Na videoconferência, que durou quase duas horas, o dirigente da Agrodefesa pediu empenho a cada uma das lideranças, juntamente com suas equipes, no sentido de que a Agência continue realizando suas atividades e serviços com agilidade e eficiência em favor dos produtores rurais de Goiás. “Tenho consciência de que há limitações, inclusive por esse novo modelo de atuação que é o teletrabalho, pela redução das viagens e ações de fiscalização volante, mas ainda assim temos de continuar nossa tarefa de garantir a defesa sanitária animal e vegetal no Estado.
Resultados
Todos os diretores, gerentes, coordenadores e assessores técnicos tiveram oportunidade de discorrer sobre as realizações e os resultados de suas respectivas áreas. O senso comum é que, mesmo diante de uma situação nova imposta pelas medidas restritivas decorrentes do Coronavírus, as atividades continuam a ser desenvolvidas e o atendimento aos produtores segue dentro da normalidade. Vale ressaltar que todas as 12 Unidades Regionais e as 237 Unidades Locais continuam em funcionamento, com rodízio de servidores e atendimento aos produtores mediante agendamento prévio.
Uma das principais ações previstas para breve é a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa, confirmado para o período de 1º a 31 de maio. A Agrodefesa, por meio da Gerência de Sanidade Animal, está tomando todas as providências para regular, acompanhar e garantir que a etapa de maio tenha êxito como nos anos anteriores. Também os trabalhos de inspeção e fiscalização sanitária e fitossanitária estão em ritmo normal, incluindo o monitoramento de pragas como a mosca da carambola e o cancro cítrico, como forma de garantir a qualidade das frutas produzidas em Goiás comercializadas internamente e também exportadas. Na área de fitossanidade, foram mantidas todas as metas estabelecidas, com emissão de documentos fitossanitários e Termos de Fiscalização.
Constatações relevantes, tanto na área animal como vegetal, é o aumento da adesão dos pecuaristas ao Sistema de Defesa Sanitária de Goiás – Sidago, para emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs e emissão de Notas Fiscais. Isso significa que mais produtores estão optando pelo sistema eletrônico, contribuindo para evitar deslocamentos desnecessários e aglomeração de pessoas, o que deve ser evitado. Também verificou-se o aumento da aquisição de mudas de citros e outras frutíferas em viveiros instalados em Goiás, fiscalizados pela Agrodefesa. Também seguem normais as auditorias das receitas agronômicas por meio do Sistema de Gestão de Agrotóxicos em Goiás – Sigea, bem como as auditorias dos Termos de Fiscalização por meio do cheque list do Agroativo.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546