Palestra marca comemoração do Dia Internacional da Mulher na Agrodefesa

Alimentação Saudável e Emagrecimento foi o tema da palestra ministrada hoje (5/3) pela nutricionista e professora da PUC-Goiás, Sueli Essado Pereira, para servidoras da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A iniciativa integra a programação elaborada pelo Governo de Goiás para homenagear as mulheres no Mês da Mulher, cujas atividades serão desenvolvidas ao longo deste mês. A palestrante discorreu sobre questões relevantes relativas à obesidade e suas consequências, escolhas alimentares e formas adequadas de controle de peso.

Na abertura dos trabalhos, o presidente José Essado fez pronunciamento em que enalteceu a importância da mulher na sociedade moderna, lembrando de sua presença no mercado de trabalho, na política, na academia em tantas outras áreas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Cumprimentou especialmente as mulheres que atuam na Agrodefesa, ressaltando que encontrou na Agência um quadro de profissionais competentes, dedicadas e comprometidas com as inúmeras ações e realizações da Agência na sua tarefa de promover a sanidade animal e vegetal em Goiás.

As servidoras foram agraciadas também com café da manhã patrocinado pelo próprio presidente José Essado que, ao final, fez questão de entregar pessoalmente bombons e uma pequena mensagem às profissionais da Agência. Cerca de 50 mulheres da sede, dos laboratórios e da Unidade Local de Goiânia participaram do evento.  A atividade foi organizada pelo Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Agência. Estiveram presentes ainda na solenidade de abertura os diretores de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, e de Gestão Integrada, Aníbal Coelho Lima.

A palestra

Com foco no tema central Alimentação Saudável e Emagrecimento, a professora Sueli Essado Pereira fez abordagem de muitos aspectos práticos de interesse das servidoras da Agrodefesa, além de oferecer dicas e orientações relevantes para o dia a dia das mulheres. Ela alertou para uma questão muito comum nos dias atuais, que são as chamadas ‘dietas da moda’ e as ‘dicas da internet’. Ela falou sobre o perigo da adoção de dietas e consumo de alimentos sem orientação de profissionais médicos e nutricionistas, enfatizando que cada organismo é único e uma dieta pode servir para uma pessoa e não para outra.

Ela também discorreu sobre a questão da obesidade, que é uma doença complexa, heterogênea e multifatorial, caracterizada quase sempre pelo descompasso entre energia inserida e energia gasta. Porém o seu controle exige um somatório de atitudes e tratamentos que passam pela orientação nutricional, avaliação de cada organismo e até verificação de medicamentos que contribuem para reduzir o gasto energético. A palestrante também apresentou conceitos e diferenciação de intolerância e sensibilidade a determinados alimentos, lembrando que a alergia tem cura; a intolerância não. Diversas recomendações e orientações foram repassadas ao longo dos trabalhos. A participantes também puderam questionar e esclarecer muitas dúvidas.

A professora Sueli Pereira Sueli tem ampla formação e atuação profissional na área da nutrição. Ela é mestre em Biologia Molecular, especialista em Nutrição no Hospital Materno Infantil, especialista em Alergias e Intolerâncias Alimentares e ainda em Nutrição Oncológica e Outras Complicações de Saúde em Qualquer Idade.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

     

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo