Agrodefesa alerta pecuaristas para importância da notificação de suspeita de enfermidades nos animais
A notificação da suspeita de doenças nos animais da propriedade é fundamental para assegurar a sanidade do rebanho e manter o Estado de Goiás livre de males como febre aftosa, raiva, brucelose e outras enfermidades, alerta a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa. O presidente da Agência, José Essado, ressalta que o objetivo é conscientizar os criadores para a necessidade de manter vigilância permanente em relação à sanidade animal, para evitar prejuízos econômicos ao próprio pecuarista e ao Estado, além de consequências para a saúde humana.
A notificação de suspeita de animais doentes na propriedade é um processo simples, por meio eletrônico no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Sanitárias (e-Sibravet) desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. As notificações podem ser feitas pelos próprios produtores rurais, profissionais da iniciativa privada e cidadãos ligados à agropecuária. Para fazer notificações, basta acessar https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action
O roteiro elaborado pela Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa ajuda os pecuaristas e fazerem notificações de suspeitas de enfermidades, em caso de necessidade. As notificações abrangem animais de produção como bovinos, bubalinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aves. A agilidade no repasse das informações contribui para o rápido atendimento pelo médico veterinário do Serviço Oficial de Defesa Agropecuária, evitando a disseminação do problema.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546