Agrodefesa marca presença no evento de Abertura Nacional da Colheita de Soja na Safra 2019/2020
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa marcou presença hoje (23/1) no evento de Abertura Nacional da Colheita de Soja na Safra 2019/2020, realizado no Parque de Exposições de Jataí. O evento, organizado pela Associação dos Produtores de Soja de Goiás – Aprosoja, reuniu autoridades do Governo Estadual, parlamentares, prefeitos, lideranças de cooperativas e de sindicatos rurais, produtores rurais e agentes do agronegócio.
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do agronegócio goiano, em especial da cultura da soja que tem grande participação nas exportações de Goiás, além de movimentar a economia interna e gerar empregos. Enalteceu o empreendedorismo dos produtores rurais e afirmou que o Governo de Goiás tem adotado medidas administrativas com o objetivo de apoiar cada vez mais os segmentos produtivos. Ele alinhou as medidas adotadas para ampliar a segurança no campo, a reestruturação do setor público agrícola, com a criação da Secretaria de Agricultura e o esforço para manter as rodovias goianas em bom estado. Caiado também disse que não tem intenção de aumentar a carga tributária dos produtos agrícolas.
Produção maior
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no final do mês de novembro relativos ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a estimativa é que o Estado de Goiás deverá produzir no ano agrícola 2019/2020 um total de 11.311.639 toneladas de soja, com crescimento de 4,9% em relação à produção do ano agrícola 2018/2019. Conforme o mesmo levantamento, a área plantada também teve incremento de 2,1%, somando 3.417.633 hectares cultivados na safra atual.
Além do governador, o evento contou com a presença do secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Luiz Antônio Nabhan Garcia, que representou a ministra Teresa Cristina; os deputados federais José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agriculura e Pecuária de Goiás – Faeg; major Vitor Hugo, líder do Governo na Câmara Federal, que representou o presidente Jair Bolsonaro e Alceu Moreira, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira; o deputado estadual Francisco de Lima (Chico KGL); o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o superintendente Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia; o presidente da Aprosoja, Adriano Barzotto; o prefeito de Jataí, Vinícius Luz; , além de dirigentes de outras entidades ligadas ao agronegócio. Da Agrodefesa participaram o presidente José Essado; o coordenador da Unidade Regional Alto Araguaia em Jataí, Sávio Carrijo Carvalho; o coordenador da Regional Rio Verdão em Rio Verde, Giovani Bastos de Miranda; fiscais estaduais agropecuários das unidades Local e Regional da Agência em Jataí e servidores administrativos.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546