Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional debate melhoria da qualidade dos alimentos

O estímulo à produção sustentável de alimentos, o uso correto de agrotóxicos, o apoio à produção de orgânicos, a garantia de qualidade dos alimentos naturais e processados que chegam à mesa dos consumidores foram temas centrais debatidos hoje (31/10) durante a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás – Seapa. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Conesan, em parceria com a Seapa e outras instituições.

Na abertura dos trabalhos, o chefe de gabinete da Seapa, Armando Rollemberg, que representou o governador Ronaldo Caiado, disse que Governo de Goiás, por meio da Secretaria e de suas jurisdicionadas – Agrodefesa, Emater e Ceasa – tem desenvolvido uma série de ações e projetos com o objetivo de estimular a produção sustentável de alimentos, sempre com foco na qualidade dos produtos ofertados no mercado. Ele citou como exemplo a parceria firmada com a Conab, para distribuição de sementes a agricultores familiares e pequenos proprietários rurais. Na cerimônia de abertura esteve presente também a presidente da Ceasa-Goiás, Vanusa Valadares e a professora do curso de Nutrição da UFG, Suely Essado.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, enalteceu a importância da conferência e ressaltou que a Agência é parceira em todos os projetos e ações voltados para a produção sustentável, principalmente pelo uso correto dos agrotóxicos, pela inspeção sanitária de estabelecimentos que produzem alimentos e pela educação sanitária dos produtores. O engenheiro agrônomo Rodrigo Baiocchi Lousa, da Agrodefesa, que é também coordenador adjunto do Fórum Goiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, afirmou que a grande discussão não deve ter foco no uso ou não de defensivos agrícolas, mas estimular o uso correto e combater o uso incorreto.

Programação

Durante todo o dia foi desenvolvida ampla programação, com palestras e debates sobre diversos temas. Após a apresentação, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a presidente do Conesan, Dinair Pereira Duarte Furtado fez rápida apresentação sobre o papel do Conselho, que juntamente com outros órgãos e instituições, se empenha continuadamente na melhoria dos processos de produção de alimentos saudáveis e com qualidade nutricional cada vez melhor.

A primeira palestra foi proferida pela professora da PUC-Goiás, Potira Morena, que é graduada em Nutrição pela UnB e especialista em saúde pública e produção de alimentos. Ela abordou o tema Sistema Alimentar: Produção e Conservação. Qualidade Alimentar e Nutricional; Industrialização e Consumo, seguida de questionamentos e respostas. Na sequência, o superintendente de Políticas Agrícolas, Agronegócios e Irrigação do Governo de Goiás, Donalvan Maia, palestrou sobre Uso de Agrotóxicos na Produção de Alimentos – Aplicação das Políticas Públicas do campo à mesa.

No período da tarde os trabalhos tiveram continuidade com distribuição dos participantes nos grupos dos Eixos Temáticos. A parte final foi a apresentação das sínteses dos trabalhos elaborados pelos grupos, discussão dos trabalhos e votação das matérias apresentadas e discutidas na plenária. Ao final também foram retiradas votadas e retiradas propostas a serem levadas na Conferência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada em maio de 2020.

A Agrodefesa teve participação ativa na Conferência realizada hoje. Além do presidente José Essado e do agrônomo Rodrigo Baiocchi Lousa, também contribuíram nas discussões e formulação das propostas os agrônomos Fabiano Vargas, José de Souza Reis e Elíria Alves Teixeira (que é membro do Conesan). E ainda o gerente de Inspeção, veterinário Paulo Lucas Viana Filho, e as médicas veterinárias Flávia Ribeiro Resende Borges Feliciano e Juliana Flor de Aguiar, ambas da Gerência de Inspeção. Diversos outros órgãos públicos e instituições como Emater-Goiás, Ceasa-Goiás, Conab, Universidade Federal de Goiás, Embrapa, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Faeg/Senar também enviaram representantes para o evento.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

   

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo