Veterinários da Agrodefesa fazem cursos sobre Sanidade Apícola e Sanidade de Equídeos
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa iniciou na tarde de hoje (23/10) dois cursos de capacitação para 36 médicos veterinários que atuam em todas as regionais da Agência no Estado de Goiás. O primeiro deles é o Curso de Atualização em Sanidade Apícola, que é realizado no auditório da sede da Agrodefesa, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O outro será nesta quinta e sexta (24 e 25 de outubro), no Auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, no Campus 2, com o tema Atualização em Sanidade de Equídeos.
.Na abertura dos trabalhos de hoje, o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, falou sobre a importância dos dois treinamentos, reforçando que a atividade apícola está em expansão e é praticada em todas as regiões do Estado. De igual modo, ele destacou que a equideocultura requer cada vez mais aprimoramento dos profissionais da sanidade animal, em face da necessidade do controle zoossanitário decorrente das inúmeras atividades que envolvem os equídeos em Goiás.
Apicultura
O primeiro palestrante no curso de Atualização em Sanidade Apícola foi o zootecnista Yuri Gonçalves dos Santos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás – Senar Goiás, que abordou o tema Apicultura e Manejo de Apiários. Na sequência, a professora Carla Afonso da Silva, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, que tratou do tema Sanidade Apícola e Doenças de Interesse na Apicultura.
Os trabalhos tiveram continuidade com a palestra do fiscal estadual agropecuário médico veterinário Bruno Rodrigues de Pádua, coordenador do Programa Estadual de Sanidade de Equídeos, da Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, que falou sobre o Programa Estadual de Sanidade Apícola e sobre a Instrução Normativa Agrodefesa nº 11/2018, que dispõe sobre os procedimentos cadastrais para fins de fiscalização animal de estabelecimentos rurais e seus proprietários, possuidores ou detentores, a emissão e cancelamento de documentos sanitários e a padronização de procedimentos junto à Agrodefesa.
Encerrando os trabalhos de hoje, outro tema abordado por Bruno de Pádua, já introduzindo o conteúdo do curso sobre Atualização em Sanidade de Equídeos, foi sobre o Programa Estadual de Sanidade de Equídeos.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546