Goiás, por meio da Agrodefesa, participa no Paraná de treinamento simulado sobre foco de aftosa

Até esta sexta-feira (16/8) se realiza em São José dos Pinhais, no Paraná, o Exercício Simulado Conjunto de Contenção e Atenção a um Foco de Febre Aftosa, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, com apoio do Centro Panamericano de Febre Aftosa, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa está representada no evento pelo gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal. O treinamento conta com profissionais veterinários de todos os estados brasileiros, bem como representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A iniciativa é uma das etapas preparatórias para a retirada da vacina contra a febre aftosa em 2021.

O treinamento objetiva principalmente nivelar conhecimentos e fortalecer as ações de prevenção, detecção e tratamento da doença. A programação inclui aplicação de prova de conhecimento aos participantes e proporcionará o alinhamento das atividades em todos os estados brasileiros, além de difundir amplo conhecimento de todos os aspectos que envolvem a enfermidade.

Entre os principais temas estão Situação Epidemiológica da Febre Aftosa na Amércia do Sul e no Mundo; Procedimentos de Biossegurança no Atendimento às Suspeitas de Doenças Vesiculares; Revisão das Técnicas de Colheita, Meios de Cultura e Remessa de Material para Laboratório; Uso de Ferramentas Espaciais de Georreferenciamento em Emergências Sanitárias e Vigilância de Enfermidades e outros. Também estão previstas palestras técnicas e muitas atividades do treinamento simulado.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo