Agrodefesa realiza capacitação sobre captura de morcego hematófago em Pires do Rio

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa está promovendo esta semana em Pires do Rio o curso sobre o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias/Capturas de Morcegos Hematófagos, com participação de 29 fiscais estaduais agropecuários e agentes de fiscalização, que atuam no programa nas 12 regionais da Agrodefesa no Estado. O curso começou na terça-feira (19/6) e vai até quinta (21). São aulas teóricas (ministradas na sede da Universidade Estadual de Goiás) e práticas (realizadas em propriedades rurais do município).

O objetivo é ampliar os conhecimentos dos técnicos para uma atuação ainda mais eficiente no controle e combate à raiva dos herbívoros, cujo principal transmissor é o morcego hematófago. O foco principal do treinamento é repassar noções sobre o combate a zoonose, mal que pode ser trasmitido aos humanos. No curso ainda são defindas ações práticas de prevenção da doença, de modo a garantir a sanidade dos rebanhos de bovinos, caprinos, ovinos e equideos. Além disso, os participantes recebem informações sobre a Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da vaca louca), da qual o Brasil está livre, mas que requer vigilância permanente dos órgãos de defesa animal.

A coordenação do treinamento é da Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa. A abertura foi realizada na terça-feira, com participação do gerente Antônio do Amaral Leal. As aulas teóricas e práticas são ministradas pelos especialistas Hélvio Queiroz dos Santos, da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás; Fernando Bosso, coordenador do Programa na Agrodefesa, em Goiânia; Ailson Almeida Rodrigues e José Emerson Cavalcante, ambos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e ainda o professor Aires Manoel de Souza, da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo