Agrodefesa participa de reunião do Gabinete de Ações Integradas para Enfrentamento aos Incêndios Florestais de Goiás
Foco foi alinhar ações de prevenção, controle e combates a incêndios no Estado. Agência é um dos órgãos estaduais que compõem o gabinete, estabelecido pelo Governo de Goiás
Representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participaram no dia 12 de setembro, na sede do Comando de Operações de Defesa Civil (Codec), em Goiânia (GO), de reunião do Gabinete de Ações Integradas para Enfrentamento aos Incêndios Florestais no Estado de Goiás. O objetivo foi alinhar ações entre as instituições que compõem o Gabinete de Ações Integradas estabelecido pelo Governo do Estado de Goiás para o enfrentamento aos Incêndios Florestais.
Na oportunidade, os representantes de cada instituição debateram as melhores práticas para implementar ações eficazes e integradas para prevenir, controlar e combater os incêndios florestais de forma eficiente. Pela Agrodefesa, estiveram presentes na reunião o titular da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos, a gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga, e o coordenador da Regional Alto Araguaia, Sávio Carrijo.
Atuação
A integração das instituições visa reduzir significativamente a frequência e a gravidade dos incêndios, protegendo os recursos naturais e a biodiversidade e assim, minimizando os prejuízos econômicos e sociais, garantindo a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas.
Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a Agência possui atuação em todo o Estado, por meio de regionais e unidades locais, além de servidores em campo, que poderão contribuir nas ações previstas para identificação e controle de incêndios. “´Por estarmos espalhados por todas as regiões, vamos conseguir trabalhar em conjunto com as outras entidades, unindo forças para prevenção às queimadas. Neste momento, é importante essa integração para evitarmos maiores prejuízos e danos em Goiás”, enfatiza.
A gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga, diz que caberá à Agrodefesa realizar, por exemplo, dentro das políticas de educação sanitária já existentes, a inserção de projetos e orientações para prevenção às queimadas. “Também poderemos apoiar na identificação de produtores rurais, em caso de responsabilização de crimes ambientais, no âmbito administrativo, civil e penal”, informa.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás