AGR participa de Encontro de Gestores da Saneago


Evento, no Teatro Sesi, contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela e várias autoridades. Serão dois dias de treinamento e compartilhamento de informações com os gestores das unidades da concessionária

A Saneamento de Goiás S/A (Saneago) realizou, nesta manhã de segunda-feira (15/04), a solenidade de abertura do Encontro Anual de Gestores 2024 que tem por objetivo apresentar as metas, os indicadores e as ferramentas estratégicas das diferentes unidades da Companhia, promovendo o treinamento e o compartilhamento de informações entre as unidades e os seus gestores. O encontro foi aberto pelo vice-governador Daniel Vilela e contou com a participação do secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, do presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, do presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Novais, do presidente do Conselho de Administração da Saneago, Gilvan Cândido, do diretor presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, e demais diretores.

Na sua fala, o presidente da AGR destacou que a agência teve uma participação fundamental no processo de regionalização e que o ambiente da regulação cada vez mais complexo tem exigido a adoção em Goiás do que há de mais moderno em práticas regulatórias. Ele lembrou que no ano passado a AGR revisou a metodologia de cálculo do reajuste tarifário dos serviços de saneamento básico, com a inclusão de índices de qualidade e produtividade, o que foi um avanço.

Wagner Oliveira Gomes também enfatizou que a AGR está construindo, em conjunto com as agências municipais algo que é inédito na regulação no estado, que são os contratos de programas para regulação compartilhada entre as agências, para o acompanhamento do compromisso de universalização dos serviços. Outro esforço da AGR, conforme disse o conselheiro presidente da agência é a agenda regulatória para o saneamento, que já está publicada e que prevê para este ano a revisão da Resolução Normativa 09, além da implementação da metodologia Acertar, em que já foi possível fazer a avaliação do ciclo 2021 cujo resultado será em breve apresentado à Saneago.

Ele parabenizou a Saneago pelo evento e reafirmou que hoje há um ambiente do ponto de vista da regulação harmônico entre as agências municipais de Goiânia, Rio Verde e Anápolis e a AGR. “Temos um ambiente muito propício para que a gente consiga aqui alcançar o objetivo maior que é a universalização do saneamento”, concluiu.

Programação
Em dois dias de atividades, a segunda edição do Encontro Anual de Gestores da Saneago prevê, entre outros trabalhos, a apresentação do Planejamento Estratégico 2024/2028; o Plano de Investimento 2024; o Prêmio Nacional de Qualidade do Saneamento (PNQS); o ìndixce de Gestão Operacional Plena (Igop); Segurança Hídrica, Prognósticos Climáticos e os Cenários de Enfrentamento da Estiagem; Inovação Tecnológica como ferramenta de melhoria das unidades operacionais; e Os Avanços e As Perspectivas com Projetos de Engenharia, Contratos de Obras e Serviços e Sistema GIS para Operação.

E ainda: Apresentação de resultados das diferentes superintendências regionais; o plano de conratações anual; lançamento do programa de cuidado à saúde mental e qualidade de vida e a nova estrutura organizacional da Superintendência de Comercialização. Será apresentada, também, a taxa de manejo de resíduos sólidos urbanos; a análise e o controle dos cortes; a avaliação e o aprimoramento comercial; as normativas sobre pagamentos e fundo rotativo; compliance e ouvidoria.; os obstáculos enfrentados e os resultados alcançados pela Superintendência de Obras; a nova prestação direta e a extensão do prazo contratual com os municípios.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo