Governo de Goiás realiza 4º Seminário de Gestão por Processos para fortalecer modernização da administração pública

Especialistas discutirão inteligência artificial, automação, transformação digital e estratégias para tornar os serviços públicos mais eficientes e centrados no cidadão; inscrições estão abertas pela plataforma Sympla

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), realiza no próximo dia 23 de junho o 4º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública do Estado de Goiás. O evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater soluções voltadas à modernização da gestão pública, à transformação digital e à melhoria dos serviços prestados à população. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

O encontro será realizado das 8h às 17h, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A expectativa é reunir cerca de 240 participantes entre superintendentes, diretores, gerentes, pontos focais da Rede TransformaGOV, servidores públicos e demais profissionais interessados na temática.

Promovido pela Gerência do Escritório de Processos, vinculada à Superintendência Central de Transformação Pública da Sead, o seminário tem como objetivo fortalecer a cultura de Gestão por Processos (Business Process Management – BPM) na administração estadual. A iniciativa busca ampliar a integração entre estratégia, processos e tecnologia como elementos essenciais para a modernização da máquina pública e para a geração de valor ao cidadão.

A abertura contará com as boas-vindas do subsesecretário de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, Gustavo Vieira Tomás, e do superintendente central de Transformação Pública, Lúzio da Ressurreição Santos. Ao longo do dia, especialistas apresentarão experiências e tendências relacionadas à governança, inovação, inteligência artificial, automação e transformação digital.

Entre os destaques da programação está a palestra Governança e Gestão de Processos com Inteligência Artificial, ministrada por Breno Lima Ribeiro, especialista em governança corporativa, gestão de processos, arquitetura organizacional e transformação digital. Com mais de 15 anos de experiência, o palestrante possui atuação em projetos desenvolvidos no Brasil, Europa e América do Norte.

Na sequência, o administrador e mestre em Engenharia da Produção e Sistemas Nivaldo Pereira de Morais Júnior conduzirá a palestra Melhoria de Processos e Jornada do Usuário, abordando estratégias para aprimoramento de processos organizacionais com foco na experiência do cidadão e na entrega de melhores resultados para a administração pública.

Durante a tarde, o seminário promoverá uma roda de conversa sobre os desafios da integração entre estratégia, processos e tecnologia. O debate será mediado por Lúzio da Ressurreição Santos e contará com a participação da pesquisadora e presidente do International Institute for Governance (iGOVi), Nicir Chaves; do especialista em gestão pública e inovação Marcos Vinicius Branquinho Xavier; e da capitã Priscilla de Freitas Andrade, coordenadora do Escritório Permanente de Compliance Público da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A programação segue com a palestra Entendendo a Automação de Processos, conduzida por Dácio Salomão de Castro, especialista em BPM e automação organizacional. O palestrante apresentará experiências práticas relacionadas à utilização de tecnologias para otimização de fluxos de trabalho e aumento da eficiência operacional.

Encerrando o evento, uma segunda roda de conversa discutirá como a transformação digital pode ampliar a geração de valor para o cidadão. O painel será mediado por Gustavo Vieira Tomás e reunirá o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) Eliomar Araújo de Lima; o subsecretário de Tecnologia da Informação do Estado de Goiás, Thiago Fagury; e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Robert Bonifácio da Silva.

Além de promover a troca de experiências e boas práticas, o seminário pretende estimular reflexões sobre os caminhos para uma administração pública mais integrada, inovadora e orientada por resultados. A gestão por processos é uma metodologia que permite revisar fluxos de trabalho, eliminar etapas desnecessárias, reduzir burocracias e aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos, contribuindo para uma atuação mais eficiente e alinhada às necessidades da sociedade.

O 4º Seminário de Gestão por Processos integra as ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo de Goiás para fortalecer a cultura de inovação e transformação digital na administração estadual, reforçando o compromisso do Estado com a construção de serviços públicos cada vez mais modernos, acessíveis e centrados no cidadão.

Serviço

4º Seminário de Gestão por Processos na Administração Pública do Estado de Goiás

📅 Data: 23 de junho de 2026
🕗 Horário: 8h às 17h
📍 Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia
🎟️ Inscrições: gratuitas, pela plataforma Sympla

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado da Administração

Governo na palma da mão