Governo de Goiás distribui 37 toneladas de sementes de milho no nordeste goiano

Assentamentos e quilombos com pequenos agricultores mais vulneráveis serão prioridade; plantio deve resultar em até R$ 10 milhões de geração de renda para os beneficiados

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, vai distribuir 37 toneladas de sementes de milho para produtores da agricultura familiar em situação de vulnerabilidade, em Goiás. Essa ação é parte do Projeto IncubaCoop, que tem o objetivo de auxiliar grupos econômicos interessados em se estabelecer por meio de uma cooperativa.

As sementes foram adquiridas com recurso do governo federal, por meio de convênio com o Estado de Goiás, e vai custear 1.850 sacas de sementes de milho. A parceria prevê ações integradas de estímulo à economia solidária para desenvolvimento regional e superação da pobreza no Estado.

Grupos de assentamentos de 20 cidades com maiores índices de vulnerabilidade e que se encontram no Norte e Nordeste de Goiás serão priorizados nesse projeto. A ação vem somar esforços à Operação Goiás Alerta e Solidário, coordenada pelo Programa Goiás Social, e a estimativa é de gerar cerca de $ 10 milhões em renda aos beneficiários.

As cidades priorizadas são: Amaralina, Buritinópolis, Campo Limpo de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Flores de Goiás, Formoso, Guaraíta, Heitoraí, Iaciara, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Nova Roma, Posse, Santa Terezinha de Goiás, Simolândia, Sítio D’Abadia, e Teresina de Goiás.

Parceira do projeto, a Emater tem feito a mobilização e cadastro dos agricultores familiares vulneráveis, além de disponibilizar acompanhamento técnico junto aos beneficiários. A entrega das sementes aos agricultores foi planejada pela Retomada em parceria com a Seapa, Emater e OCB/GO, contando ainda com apoio do Corpo de Bombeiros e das prefeituras. Além das entregas, estão previstas palestras sobre cooperativismo e acompanhamento para constituição de cooperativas, em parceria com OCB/GO e Sebrae.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo