Segurança Hídrica – Rio Meia Ponte

A Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte é a principal fornecedora de água para a Região Metropolitana de Goiânia. Dividida em Alto Meia Ponte e João Leite. A porção do Alto Meia Ponte, localizada a montante da captação Meia Ponte para abastecimento público desse centro urbano, abriga atividades industriais, agroindustriais, pecuária e uma intensa produção de hortaliças, o que requer um amplo processo de governança das águas pelos múltiplos usos existentes. 

Nesse sentido, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), coordena esse processo, envolvendo diversos colegiados e interessados, como o Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte (CBH-MP), os Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, usuários da água, instituições de governo, representações da sociedade civil e a população em geral, objetivando a gestão dos usos e a alocação dos múltiplos usos da água. Essa é uma dinâmica continuada que envolve toda a sociedade e seus resultados são de curto, médio e longo prazos.

A mobilização social, as campanhas educacionais, o monitoramento das vazões dos cursos de água na Bacia, a regularização continuada dos diversos usuários, a alocação dos usos, as permissões e restrições, o melhor conhecimento de suas demandas por água e a pactuação de acordos entre os interessados são resultados almejados nesse processo.

Monitoramento diário dos pontos de controle da vazão do Rio Meia Ponte

  • As informações são atualizadas todos os dias às 18hs, com base na média das leituras diárias das 7hs e das 17hs.
  • O cálculo da vazão para verificação do nível de criticidade é a média móvel obtida da vazão média diária (leituras das vazões nos horários das 7hs e 17hs), nos últimos 7 dias.
  • Após o decreto de um nível de criticidade, somente poderá ser estabelecido um novo nível de criticidade (acima ou abaixo) após 7 dias.

Veja os níveis de segurança

I Nível de AtençãoVazão de escoamento menor ou igual a 12.000 L/s
IINível de AlertaVazão de escoamento menor ou igual a 9.000 L/s
IIINível Crítico 1Vazão de escoamento menor ou igual a 5.500 L/s
IVNível Crítico 2Vazão de escoamento menor ou igual a 4.000 L/s
VNível Crítico 3Vazão de escoamento menor ou igual a 3.000 L/s
VINível Crítico 4Vazão de escoamento menor ou igual a 2.000 L/s



Campanhas de medição de vazão

São 10 pontos de monitoramento que demandam manutenção e constante coleta (leitura e medição) de dados dos níveis e das vazões dos rios, como proteção e manutenção dos equipamentos. Abrange as Bacias Hidrográficas do Rio Meia Ponte mais o Rio Caldas, Bacia do Ribeirão Piancó e Bacia do Ribeirão Arrozal, em pontos dos municípios de Itauçu, Inhumas, Goiânia, Anápolis, Leopoldo de Bulhões e Trindade.

Entre 2020 e 2025 foram realizadas mais 430 medições, Em 2025 as nossas equipes já fizeram mais de 50 medições.

A obtenção dos dados ocorre por equipamentos fixos e móveis. Nos locais de interesse estão fixados sensores, réguas e sistema de transmissão dos dados coletados, em locais seguros e protegidos. De acordo com a programação e demandas emergenciais o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) com equipe qualificada, operam equipamentos móveis de alta capacidade para obter a vazão por meio da velocidade do corpo de água (m/s) e da área (m²) da seção de trabalho, para calibrar a equação existente na obtenção dos dados transmitidos. 

A medição de descarga líquida consiste em obter a velocidade e área dos mananciais de interesse, aferindo as grandes variações no tempo e espaço da quantidade de água nos sistemas hídricos.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo