Goiás é destaque no Fórum Nacional do Confap com premiações para a Fapeg e pesquisadores da UFG
Fundação foi reconhecida nacionalmente por boas práticas em gestão e teve dois pesquisadores premiados por excelência científica e inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi destaque no 68º Fórum Nacional do Confap, realizado de 2 a 4 de julho em São Paulo, ao receber o 3º lugar no Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e ver dois pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), indicados pela instituição, entre os vencedores da 4ª edição do Prêmio CONFAP de CT&I – Professor Ennio Candotti.
Durante a cerimônia, realizada na sede da Fapesp, foram reconhecidas as iniciativas que contribuem para fortalecer a gestão da ciência no país. A Fapeg foi premiada na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional com o projeto de reestruturação do Cartão BB Pesquisa, utilizado na operacionalização dos recursos de fomento. A iniciativa envolveu a modernização dos processos, integração de sistemas e criação de protocolos padronizados, elevando a transparência e a eficiência administrativa da Fundação.
“Esse reconhecimento mostra que não é só no laboratório que se faz ciência. Gestão pública de qualidade também transforma a pesquisa. A Fapeg está comprometida com um modelo de fomento moderno, transparente e eficiente”, afirmou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
Também receberam premiação os pesquisadores da UFG José Alexandre Felizola Diniz Filho, que conquistou o 2º lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, e Wendell Karlos Tomazelli Coltro, premiado em 1º lugar na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial. Ambos foram indicados pela Fapeg.
“É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido em âmbito nacional. Esse prêmio é também um reconhecimento ao papel da Fapeg em apoiar e valorizar a ciência produzida em Goiás”, destacou José Alexandre.
Para Wendell Coltro, a premiação reforça o compromisso com a inovação aplicada. “Esse prêmio nos motiva a continuar buscando soluções científicas que impactem diretamente o setor produtivo. Goiás tem uma ciência forte e com grande potencial de aplicação.”
A diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Peixoto, que representou a fundação ao lado do presidente no evento, destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo que fortalece a base da ciência em Goiás. “Premiar a inovação na gestão e no conhecimento é valorizar todas as etapas que sustentam a pesquisa científica. Essa é uma conquista da equipe e da ciência goiana.”
A programação do Fórum contou ainda com reuniões técnicas entre representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), agências nacionais de fomento, como CNPq e CAPES, além da presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de lideranças do setor em todo o país. A Fapeg foi representada por sua diretoria completa, com a participação do diretor de Monitoramento, Avaliação e Estudos Estratégicos, Vanderlei Cassiano, e do diretor Científico, Cláudio Leles.
Além dos debates sobre o futuro da ciência e a integração entre políticas públicas e inovação, o Fórum proporcionou visitas técnicas a centros de excelência em pesquisa e empreendedorismo, como o Instituto Butantan, o Cubo Itaú e o InovaBra Habitat.





