Diretoria

Marcos Fernando Arriel – Presidente

Marcos Fernando Arriel é economista, graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana.

Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás; Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

Atuou como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.

Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.

Vanderlei Cassiano - Diretor FapegVanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior – Diretor de Programas e Monitoramento
Vanderlei Cassiano Lopes é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2000), com doutorado em Ciências da Informação, pela Universidade de Montpellier, França (2016), tendo sido apoiado pelo CNPq, como bolsista de doutorado pleno no exterior (GDE). Integra, como pesquisador, o laboratório CORHIS (Communication, Ressources Humaines et Intervention Sociale), desde 2016. Sua tese de doutoramento abordou a caracterização normativa do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, face às recomendações de organismos internacionais atuantes nesse campo. Tal temática ensejou a convalidação do diploma pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, programa que atualmente conta com nota 6, atribuída pela Capes. Vanderlei também é advogado e especialista em Parcerias e Concessões com a Administração Pública, pela Escola de Governo Henrique Santillo (2018). Tem experiência no campo da gestão pública e políticas públicas, políticas de fomento à cultura, fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, com interesse em temas ligados ao direito administrativo, direito internacional, recepção de tratados internacionais pelo ordenamento brasileiro, parcerias da administração pública com a iniciativa privada, formalização de acordos com a administração pública.

Vanderlei pertence, desde 2002, à carreira dos gestores governamentais, especificamente à carreira de Gestor de Finanças e Controle, cargo ligado à Controladoria-Geral do Estado (CGE). No final de 2016 foi aprovado em processo interno de seleção de gerentes, promovido pelo Governo do Estado, passando a assumir a Gerência Científica da FAPEG, no período 2017-2018. Nos dois anos em que esteve à frente da gerência, coordenou a elaboração, lançamento e seleção de mais de trinta editais, atuando também na estruturação e formalização de diversos acordos, termos de cooperação, convênios e outros ajustes, realizados pela FAPEG no período. No segundo semestre de 2018, foi um dos responsáveis pelo estudo e elaboração, e redação de exposição de motivos, da minuta do decreto de regulamentação da lei de inovação do estado, Lei n° 16.922/2010, o marco legal da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, que aguarda avaliação final pelo atual governo, para sua publicação.

Lorena Raquel Feliciano de Faria Peixoto – Diretora de Gestão Integrada
Lorena Raquel Feliciano de Faria Peixoto possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, extensão universitária em Gestão Governamental pela Escola de Direito de Brasília, Certificação em Compliance Público pela Escola de Governo do Estado de Goiás. Tem experiência na área de gerenciamento de projetos, prestação de contas, gestão de convênio, auditoria em contratos, compliance público, gerenciamento de riscos e planejamento estratégico.

Trabalhou na Secretaria da Segurança Pública de Goiás SSP/GO entre 2007 e 2014, onde atuava no acompanhamento da execução dos convênios, desenvolvimento de relatórios, prestação de contas dos convênios executados e em execução. Entre 2015 e 2017, trabalhou na Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) em atividades de auditoria nos contratos e processos de pagamento. Em 2017, ingressou no quadro de servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) como Gerente de Avaliação de Fomentos, posteriormente como Gerente de Operações de Fomento, oportunidade em que trabalhou em atividades de acompanhamento de projetos e convênios, desenvolvimento de relatórios e implementação de diretrizes para o monitoramento da execução dos projetos amparados pela Fundação. Ainda participou da contratação de fomentos, análise de prestação de contas, entre outros.

Cláudio Rodrigues Leles – Diretor Científico e de Inovação

Cláudio Rodrigues Leles é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás, com ingresso em 2002, em regime de dedicação exclusiva. É Mestre (1998) e Doutor (2001) em Reabilitação Oral pela Unesp com experiência de quase 30 anos na atenção clínica, docência e pesquisa em Prótese Dentária. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2009 e possui cerca de 200 artigos publicados, sendo 140 deles indexados no PubMed. É revisor e editor de periódicos internacionais e atua em cooperação efetiva com vários pesquisadores internacionais na Suíça, Reino Unido e Canadá, sendo orientador de um considerável número de alunos pós-graduação (Me/Dr), Iniciação Científica e supervisão de Pós-Doutorado. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFG desde 2003 e do PPG em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFG desde 2006.

Foi Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG – Funape (2010-14), membro e atual Presidente do Conselho Deliberativo da Funape, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFG e Coordenador Geral de Pós-Graduação da UFG (2018-2019), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (2008-2010; 2016-2017), Coordenador de Pesquisa FO-UFG (2007-2010), Coordenador de Projeto Procad-Capes (2017-2020), e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implantes da UFG (2019 – atual) e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica desde 1996, do International Association for Dental Research desde 2012, e do Geriatric Oral Research Group – IADR desde 2017. Tem parcerias consolidadas na forma de projetos conjuntos com University of Zurich, Université de Genève (Switzerland), Queen’s University Belfast (Reino Unido) e University of Bern, onde recebeu o título de Professor Adjunto na Clínica de Odontologia Reconstrutiva e Gerodontologia.

Tem formação adicional como Especialista em Saúde Coletiva (UFG, 2002), Especialista em Epidemiologia (UFG, 2011), e Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde (UFRGS-Rebrats, 2015). Possui treinamentos avançados em bioestatística, gerenciamento de dados em pesquisa / Plataforma RedCap, Economia da Saúde e Estudos de Custo-Efetividade. No ano de 2019, na condição de orientador de doutorado, foi o vencedor do Prêmio Capes de Teses da Capes. Tem projetos de pesquisa e produção recente focada em ensaios clínicos randomizados e na avaliação econômica de tratamentos simplificados e minimamente invasivos para pacientes idosos com próteses dentárias convencionais e sobre implantes, principalmente no contexto da inserção dos tratamentos reabilitadores no SUS.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo