Goiânia sedia encontro sobre exportação e inovação no setor da moda

Ação reúne empreendedoras e especialistas para debater estratégias de internacionalização e apresentar edital com bolsas para qualificação de empresas

A exportação de produtos goianos de moda ganha destaque em um evento gratuito que será realizado no dia 23 de outubro, em Goiânia. Com o tema “Exportar tá na Moda”, a iniciativa vai reunir especialistas, empresárias e agentes públicos para discutir como a inserção internacional pode alavancar marcas locais e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. O encontro será realizado no auditório do Sebrae Goiás, na Avenida T-3, Setor Bueno, das 18h30 às 20h30.

Promovido por meio de uma articulação entre a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), a ApexBrasil, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e o Sebrae Goiás, o evento também marca o fortalecimento da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que apoia o programa em Goiás.

O Peiex tem cumprido um papel estratégico na formação de empresas mais preparadas para competir no mercado internacional. A capacitação técnica e o suporte gerencial oferecidos contribuem diretamente para aumentar a competitividade e disseminar a cultura exportadora no estado.

Durante o encontro, os participantes poderão conhecer o passo a passo para construir um plano de internacionalização e compreender a importância estratégica da exportação para o setor da moda. Um dos destaques da programação será a apresentação do case da empresária Lidianne Andrade, fundadora da marca Ostra, referência nacional e internacional no segmento de moda praia.

Capacitação com bolsa

A Fapeg também reforça seu apoio ao Peiex com o lançamento do edital nº 32/2025, que oferece bolsas para atuação no Núcleo Operacional do programa em Goiás. A chamada pública foi publicada no dia 20 de outubro e contempla duas modalidades:
• Técnico Extensionista – bolsa mensal de R$ 5.606,26 (cadastro de reserva), com carga horária de 40 horas semanais;
• Apoio Técnico – bolsa mensal de R$ 1.299,31, com 30 horas semanais e uma vaga imediata, além de cadastro de reserva.

Com vigência de até 14 meses, as bolsas buscam atrair profissionais para contribuir na qualificação técnico-gerencial e tecnológica das empresas atendidas pelo Peiex. As inscrições estão abertas, conforme orientações disponíveis no edital, no site da Fapeg: goias.gov.br/fapeg.

Governo na palma da mão