Fapeg investe R$ 200 mil para fortalecer integridade acadêmica nas pesquisas científicas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou nesta sexta-feira (7) a Chamada Pública 07/2025 – Programa de Apoio a Ações de Integridade Acadêmica, destinando R$ 200 mil para fortalecer políticas de integridade nas instituições de ensino superior (IES) do estado. O objetivo é incentivar boas práticas acadêmicas, garantindo elevados padrões éticos na condução e divulgação de pesquisas, com respeito aos dados, aos participantes dos estudos e à gestão responsável dos recursos financeiros.

As instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que possuam programas de pós-graduação stricto sensu podem submeter propostas até o dia 18 de abril de 2025, por meio da Plataforma Sparkx-FAPEG. O financiamento será distribuído conforme o estágio de implementação da política de integridade acadêmica da instituição: até R$ 80 mil para IES com política consolidada ou em fase avançada de implementação, até R$ 40 mil para aquelas em estágio inicial e até R$ 20 mil para as que ainda não possuem políticas estruturadas. A submissão deve ser feita por um pesquisador com título de doutor e vínculo empregatício com a instituição sede da proposta.

O programa busca fomentar a adoção de princípios como honestidade, transparência e responsabilidade na pesquisa científica, incentivando ações que previnam o plágio, a falsificação e a manipulação de dados, além de garantir a divulgação clara dos métodos e fontes de financiamento, a responsabilidade dos pesquisadores em todo o processo científico, o respeito à confidencialidade e aos participantes da pesquisa e a aplicação ética dos recursos financeiros.

O edital completo pode ser acessado pelo link: https://goias.gov.br/fapeg/categoria/editais/.

Governo na palma da mão