CESU é finalista no Prêmio Goiás Sustentável
Finalista na categoria Inovação do Prêmio Goiás Sustentável, o Centro de Excelência em Saúde Única (CESU) reforça o protagonismo ao integrar pesquisa, tecnologia e sustentabilidade em ações voltadas à saúde humana, animal e ambiental
O Centro de Excelência em Saúde Única (CESU) está entre os finalistas do Prêmio Goiás Sustentável, iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que reconhece e divulga práticas relevantes voltadas à sustentabilidade, ao desenvolvimento sustentável, à educação ambiental e à melhoria da qualidade de vida da população. A cerimônia de premiação acontecerá nesta quarta-feira, 10 de junho, às 10 horas, no auditório Conselheiro José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), no setor Jaó, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
O prêmio contempla projetos, programas, tecnologias e outras iniciativas ambientais estruturadas que apresentem resultados efetivos para a preservação do meio ambiente e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Entre as categorias da premiação estão inovação, ciências e educação, sociobiodiversidade, atividade produtiva sustentável, políticas públicas- instituição pública, impacto social e comunicação.
O CESU concorre na categoria Inovação, destinada às iniciativas que representem novidades ou aprimoramentos em produtos, serviços, processos ou modelos de negócios que contribuam para o desenvolvimento sustentável, abrangendo inovações tecnológicas, digitais e de processo; abrange, ainda, propostas elaboradas por estudantes de ensino médio e superior, incentivando ideias transformadoras para a promoção da sustentabilidade ambiental.
A participação reúne empresas públicas, mistas e privadas, órgãos governamentais, autarquias, organizações do terceiro setor, pesquisadores, professores, estudantes, produtores rurais, empreendedores, autoridades públicas, veículos de comunicação e servidores públicos. A Comissão Julgadora selecionou três finalistas em cada categoria, dos quais será escolhido um vencedor em cada categoria. Os ganhadores receberão o troféu Prêmio Goiás Sustentável e um selo de reconhecimento. Aos finalistas também será concedido o direito ao uso do selo “Prêmio Goiás Sustentável: Finalista”.
Referência em Saúde Única
Inaugurado em 25 de março de 2026, o Centro de Excelência em Saúde Única (CESU) representa uma iniciativa inédita no Brasil ao integrar, em um mesmo ambiente de pesquisa e atuação, as dimensões da saúde humana, animal e ambiental.
O centro funciona na sede da Emater Goiás e foi viabilizado por meio do fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Emater Goiás. A atuação da Fapeg foi fundamental para estruturar o projeto e reunir pesquisadores em uma proposta interdisciplinar e colaborativa, consolidando Goiás como referência nacional e internacional na abordagem de Saúde Única.
A Fapeg investe R$ 5 milhões para a estruturação do Centro de Excelência. As ações do CESU são voltadas ao uso racional de pesticidas e ao desenvolvimento de tecnologias alternativas para o controle de pragas. As iniciativas abrangem pesquisa, inovação, ensino e extensão, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A estrutura do CESU tem como sede o complexo de laboratórios da Emater Goiás, além de contar com uma rede de laboratórios integrados distribuídos em unidades acadêmicas da UFG. A coordenação é liderada pela professora Virgínia Damin, doutora em Solos e Nutrição de Plantas, com vice-coordenação do professor Caio Monteiro, biólogo especializado no controle de artrópodes de importância médico-veterinária.

