Seduce confirma participação na 1ª Corrida “Correndo com os Autistas”

Ação de conscientização sobre o Dia Mundial do Autismo será realizada no próximo dia 1º de abril

Durante encontro com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Goiás), Associação e Instituto Pestalozzi e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/seção Goiás), a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, confirmou o apoio da Secretaria na realização do evento “Correndo com os Autistas”, que será realizado no dia 1º de abril em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 do mesmo mês.

Raquel elogiou a iniciativa e ressaltou ser realmente necessária uma ação desse tipo para conscientizar toda a sociedade sobre os direitos da pessoa autista. “Eu considero essa ação uma forma de esclarecimento muito importante porque ninguém respeita aquilo que não conhece”.

De acordo com a secretária, o Censo de 2010 registrou no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, sendo que de cada 100 nascimentos, um corresponde à criança autista. Lembrou ainda a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Seduce na área de inclusão educacional, por meio da Gerência de Ensino Especial.

As ações, segundo ela, focam tanto a capacitação dos educadores quanto o atendimento aos alunos com necessidades especiais. “Desde 1999, quando fui secretária estadual de Educação pela primeira vez, o Governo de Goiás tem dado muita atenção a essa área e, em especial, à capacitação dos professores, que chegam às salas de aula completamente despreparados para lidar com essa realidade”.

Vanguarda

Pelo trabalho realizado na formação dos educadores para lidar com o atendimento educacional aos alunos especiais, Raquel Teixeira destacou que Goiás foi um Estado vanguardista. Em 2006, quando exercia o cargo de deputada federal, a secretária também continuou defendendo a causa ao apresentar projeto de lei propondo a obrigatoriedade da presença de um psicólogo em cada escola para acompanhamento dos estudantes e orientação aos professores. A proposta, infelizmente, está engavetada no Senado Federal.

A primeira edição do “Correndo com os Autistas” será realizada das 17 às 21 horas do dia 1° de abril no Parque Beija Flor, no Setor Jaó. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 800 pessoas no evento. Segundo Eduarda Arantes, a programação será aberta com uma corrida envolvendo 150 crianças autistas. Também devem participar atletas profissionais.

O encontro com a secretária Raquel Teixeira foi realizado na manhã desta segunda-feira, 6/3, e contou com as presenças da advogada Tatiana Takeda, coordenadora da Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo na OAB/Goiás; Adriana Bahia, da Associação Pestalozzi de Goiás; Joelma dos Santos, do Instituto Pestalozzi de Goiás; Wânia Elias Vieira de Oliveira, diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goiás; Lorena Resende, gerente de Ensino Especial da Seduce; engenheira civil Eduarda Assis de Albuquerque Arantes, idealizadora da iniciativa e coordenadora geral do evento e ainda do delegado de polícia Rogério Santana Ferreira, voluntário e pai de um garoto autista.

De acordo com Eduarda, a ideia de promover a corrida surgiu como uma forma de dar maior visibilidade às celebrações do Dia Mundial da Conscientização do Autista, já que o esporte é um importante elemento de mobilização das pessoas. “Queremos promover uma ação saudável em prol de uma causa muito bonita”, justificou.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo