Seduc/GO promove Jogos Estudantis Interculturais 2024 com participação de alunos indígenas, quilombolas e campesinos
Com mais de 600 estudantes inscritos, teve início na noite desta terça-feira, (10/09), os Jogos Estudantis Interculturais da Educação de Goiás, edição 2024. O evento celebra a diversidade cultural na rede estadual de ensino, envolve alunos indígenas, quilombolas e campesinos e promove a convivência, a interação e a troca de experiências.
Alessandra Almeida, diretora pedagógica da Seduc/GO, afirma que a competição é uma forma de valorizar as especificidades dos estudantes. “Para além da disputa em si, os Jogos nos enriquecem com um pouco da cultura de cada povo, de cada comunidade. E quem ganha somos todos nós”, destaca.
A superintendente de Esporte Escolar e Arte-Educação da Seduc/GO, Elaine Machado, ressalta que o planejamento dos jogos foi feito em conjunto com as lideranças das comunidades envolvidas. “Fizemos várias reuniões e fomos adequando as regras e as atividades para respeitar as culturas indígenas, quilombolas e campesinas, garantindo que todos se sintam representados”, explicou.
Esforço coletivo
Rupert Nicherson Sobrinho, superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, enfatizou a importância da integração entre as superintendências para a realização do evento. “É um momento muito importante para todos e só foi possível com a parceria e o esforço coletivo de várias equipes”.
Os Jogos Estudantis Interculturais seguem durante a semana em Goiânia, promovendo não apenas competições esportivas, mas também a valorização das diferentes culturas do Estado de Goiás.
A cerimônia de abertura dos Jogos foi realizada na Fazendinha do Quartel, no Jardim Guanabara, e contou com diversas apresentações culturais que marcaram o evento e mostraram a importância da interculturalidade e das ações que dão mais equidade dentro da rede estadual de educação de Goiás. (Texto: Camila Mascarenhas/Fotos: Solimar de Oliveira)