Secretários de Educação do Centro-Oeste querem replicar Centro de Mídias da Seduc/GO em seus Estados

Programa de mediação tecnológica que amplia o acesso ao Ensino Fundamental e Médio aos alunos de localidades mais remotas foi considerado inovador e pioneiro

Os secretários estaduais de Educação do Mato Grosso, Alan Porto; do Mato Grosso do Sul, Hélio Daher; e do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; fizeram uma visita técnica ao Centro de Mídias do programa GoiásTec na última sexta-feira (09/09).  

Acompanhados pela secretária Fátima Gavioli, os secretários vieram a Goiânia para participarem do 1º Encontro do Consed da Região Centro-Oeste, que foi realizado nos dias 8 e 9 de agosto no K Hotel.

Durante a visita, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, elogiou os investimentos do Governo de Goiás na implantação do Centro de Mídias. “A pandemia deixou muito claro o despreparo do Brasil na oferta de aulas à distância e essa iniciativa possibilita que as crianças e jovens, independente de onde estejam, tenham acesso a aulas de boa qualidade”.

Modelo deve ser copiado

Para Alan Porto, secretário de Educação do Mato Grosso, Goiás inova ao criar o Centro de Mídias. “Fiquei impressionado com a infraestrutura tecnológica e com o preparo dos profissionais que trabalham aqui. O planejamento das aulas e a metodologia adotada são fantásticas”.

Alan Porto destaca que o modelo de ensino mediado por tecnologia, implantado em Goiás, tem tudo para ser replicado nos demais Estados do Centro-Oeste. Entre os diferenciais, ele cita as aulas ao vivo, transmitidas do estúdio; a distribuição de material para subsidiar os alunos; e a solução do déficit de professores em áreas mais remotas.

“Eu saio daqui com muitas ideias e uma delas é integrar a região Centro-Oeste a esse modelo tecnológico. Nossas crianças e jovens que precisam desse tipo de estrutura estão muito longe e o Centro de Mídias é uma resposta inovadora que soluciona essa questão”, frisa Alan Porto.

Para Hélio Daher, secretário de Educação do Mato Grosso do Sul, o Estado de Goiás está fazendo a diferença ao investir em tecnologia para garantir o acesso a um ensino de qualidade para os estudantes de localidades mais distantes da Capital.

Tecnologia de ponta

Situado no Setor Aeroporto, o Centro de Mídias da Seduc/GO conta com oito estúdios, de onde são transmitidas as aulas – ao vivo ou gravadas – do programa GoiásTec de mediação tecnológica.

Atualmente o programa atende 9.569 estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 196 escolas-polos de 105 municípios. As aulas são ministradas por professores nos estúdios e contam com a mediação de outro professor em sala de aula.

Nos últimos cinco anos, o programa GoiásTec possibilitou que mais de 30 mil alunos concluíssem o Ensino Médio, incluindo alunos de comunidades rurais, indígenas e quilombolas.

Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo