Reforma e ampliação do Colégio Estadual Baltazar Parreira é inaugurada

Pela primeira vez na história do município, uma secretária de Educação foi até a cidade entregar melhorias. A população do município de São Patrício viveu um momento histórico nesta quinta-feira (19/03) com a inauguração da reforma e ampliação do Colégio Estadual Baltazar Parreira.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; do deputado estadual Wagner Neto; do deputado federal Adriano do Baldy; além do prefeito Danilo Max; primeira-dama Maria Aparecida de Souza; presidente da Câmara Municipal, Weslávio Baiano; secretária municipal de Educação, Meire Cintra; estudantes, professores e servidores do colégio.
O diretor da unidade escolar, César Garcia, destacou que foi a primeira vez que um secretário de Educação esteve no município para entregar uma obra, marcando um novo capítulo na história da instituição de ensino.
Segundo ele, a entrega também simboliza o fim de uma longa espera da comunidade. Por duas vezes, em gestões anteriores, a ordem de serviço para a construção da quadra esportiva chegou a ser assinada, mas a obra nunca saiu do papel, frustrando alunos, professores e servidores. “Enfim, essa obra se tornou realidade e eu estou muito emocionado em poder estar aqui nessa inauguração. Era um grande sonho da nossa comunidade”, disse.
Melhorias estruturais
Com investimentos de R$ 1,2 milhão, oriundos do Tesouro Estadual, o colégio recebeu, além da construção da quadra, várias outras melhorias. Os serviços executados foram: passarelas cobertas, reforma da entrada principal, das calçadas e muro; pintura geral, adequações elétricas e hidráulicas, implantação de sistema de combate a incêndio e acessibilidade.
Em sua fala, a secretária Fátima Gavioli destacou os avanços na infraestrutura escolar no Estado: “Em 2019, de 1.050 escolas, apenas 323 tinham quadras de esporte. Em sete anos de gestão, construímos 459 novas quadras e hoje temos 782 instituições de ensino contempladas. Espaços como esse são fundamentais para as aulas de Educação Física e para a prática de atividades esportivas”, pontuou.
A secretária frisou, ainda, que o investimento em infraestrutura é parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da aprendizagem. “Todos os dias estamos em um município entregando escolas que antes eram de placas e agora são de alvenaria, além de quadras cobertas. Não são apenas obras. São ações que fortalecem uma Educação pública de qualidade para todos”, afirmou.
Concretização de um compromisso
O prefeito Danilo Max também celebrou a entrega, destacando o impacto da quadra para o município. “São Patrício é uma cidade pequena e, muitas vezes, não era lembrada. Essa quadra é um equipamento essencial não apenas para alunos e professores, mas para toda a comunidade”, comentou.
Para o prefeito, a conclusão e entrega da reforma e ampliação do colégio representa a concretização de um compromisso com a educação no município e com a população de São Patrício, que aguardava há anos por esse investimento. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)




