Raquel Teixeira participa de encontro de estudantes dos Cepis
Evento foi organizado pela Seduce com o intuito de preparar uma boa acolhida aos alunos dos 21 novos Centros de Ensino em Período Integral
O último dia do encontro das oficinas preparatórias para o acolhimento dos novos alunos dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) foi marcado pela visita da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira. No encerramento do evento, a secretária lembrou aos estudantes que já existe em Goiás uma experiência muito bem-sucedida de escolas de Ensino Médio em tempo integral que, a partir deste ano, está sendo ampliada.
Raquel também disse considerar o encontro formativo como absolutamente essencial na busca por um modelo de escola diferente, mais moderno e contemporâneo. “A educação no Brasil continua lamentavelmente muito atrasada e o que estamos vivendo aqui, nesse momento, é uma tentativa de sair de um modelo do século 19. Quando nós falamos em projeto de vida, em ficar na escola o dia todo para que esse tempo a mais signifique mais oportunidades de conhecimento, de experimentação e de relacionamento, o que estamos buscando é avançar nesse modelo”, disse.
Depois de lembrar as mudanças no papel do professor, que deixou de ser o “fornecedor de conhecimentos” para se transformar no “assegurador da aprendizagem”, a secretária afirmou estar com grandes expectativas no processo de acolhimento dos novos alunos dos Centros de Ensino em Período Integral.
A secretária ressaltou que os 250 estudantes que passaram pelas oficinas preparatórias no período de 16 a 20 de janeiro, no Umuarama Hotel, têm um papel muito importante a partir de agora, que é apresentar aos colegas que estão chegando como é e como funciona esse novo modelo de escola. “Estou apostando muito nesse belo trabalho de acolhimento e que nós possamos ampliar, cada vez mais, nossa rede de serviços com resultados cada vez melhores para vocês e, consequentemente, para o Estado de Goiás”.
Formação
O encontro reuniu cerca de 250 estudantes dos Cepis de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Iporá, Jataí, Catalão, Mineiros, Morrinhos e Formosa. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), com o apoio dos institutos Natura e Sonho Grande.
Além das equipes da Seduce e do ICE, a formação contou com a participação de um grupo de alunos de Pernambuco, Estado que tem investido muito na criação e ampliação das escolas de Ensino Médio em tempo integral a exemplo de Goiás.
A partir deste ano, a rede pública estadual contará com 42 Centros de Ensino em Período Integral. Até o ano passado eram 21. Na semana passada, 190 diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e coordenadores administrativos dessas 42 instituições educacionais também passaram por capacitação.
Goiânia, 20 de janeiro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce