Professores da rede estadual participam do programa de intercâmbio Go English Global, em Londres

Formação internacional promovida pela Seduc/GO reforça o compromisso do Governo de Goiás com a valorização e qualificação dos docentes da rede pública

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou um encontro de entrega de documentação e assinatura dos termos de compromisso dos professores aprovados para a primeira edição do programa de intercâmbio GO English Global. A ação marca mais um avanço na política de valorização dos profissionais da educação promovida pelo Governo de Goiás com foco na formação continuada e no aprimoramento pedagógico dos profissionais.

Ao todo, 40 professores integram o programa, sendo 18 convocados, 20 embaixadores do projeto e 2 representantes da coordenação pedagógica. A comitiva embarca para Londres, no fim de novembro, onde participará de uma semana de formação imersiva voltada ao desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa e à troca de experiências educacionais.

A iniciativa integra o Projeto GO English, coordenado pela Seduc/GO, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), e representa um marco na internacionalização da formação docente em Goiás. A proposta é fortalecer o ensino de língua inglesa, incentivar práticas inovadoras e ampliar a conexão dos professores goianos com metodologias educacionais reconhecidas mundialmente.

Entre os participantes está a professora Rita de Cássia Ferreira, do Colégio Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, de Rio Verde. Para ela, o intercâmbio é um momento de crescimento pessoal e profissional. “É uma oportunidade ímpar que nós, professores da rede estadual, estamos tendo de nos capacitar na língua inglesa, diante de tantos anos sem investimentos específicos nesse componente curricular. Pessoalmente, é uma realização participar dessa experiência e representar o estado em um intercâmbio internacional”, destacou.

A docente também relembrou os desafios do processo seletivo, que envolveu várias etapas, entre cursos, provas de proficiência e engajamento estudantil.

“Foi um processo bem desafiador, mas extremamente enriquecedor. Precisei mobilizar quase 600 alunos da minha escola para participarem da plataforma e, ao mesmo tempo, me dedicar às aulas, atividades e provas. Foi um esforço coletivo que mostrou o quanto os professores de Inglês da rede são capacitados e comprometidos”, relatou.

Rita fez ainda um agradecimento especial à secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, pelo apoio e incentivo contínuo às ações de valorização docente.

Com o GO English Global, Goiás reafirma sua posição de destaque nacional em políticas educacionais inovadoras, consolidando investimentos na qualificação de seus professores e na construção de uma Educação cada vez mais moderna, inclusiva e conectada ao mundo.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo