Olimpíadas
É um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, dividido em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os estudantes do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o nível 2 para os estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, e o nível 3 para os estudantes de todas as séries do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.
Outras informações podem ser obtidas no site:
https://www.obmep.org.br/
https://www.obmep.org.br/areaRestrita/index.jsp?escola=true
No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – com apoio da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus Bragança Paulista) e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
https://matematicasemfronteiras.org/
https://www.oba.org.br/site/
https://olimpiadadecartografia.uff.br/
A olimpíada visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, possibilitando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
https://www.sbfisica.org.br/~obfep/
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras com a temática da robótica. É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podem se inscrever estudantes de escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional.
(MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução. Se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental. Tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.