Olimpíada Nacional de Química abre inscrições para alunas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico
Iniciativa da Associação Brasileira de Química busca promover a equidade de gênero e incentivar um maior interesse das mulheres por carreiras científicas
Estão abertas até o dia 5 de setembro, as inscrições para a primeira edição da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas). Podem participar alunas do 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª série do Ensino Médio e do 1º ano do ensino técnico das redes pública e privada.
A olimpíada foi criada com o objetivo de transformar os padrões de influências, estimular a liderança feminina e a equidade de gênero, além de incentivar o ingresso das estudantes nas universidades, em especial nas áreas científica e tecnológica.
A iniciativa da Associação Brasileira de Química (ABQ) integra as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química, que tem como objetivo incentivar a participação das mulheres em olimpíadas científicas; criar um ambiente mais estimulante para as alunas que se interessam pela disciplina; estimular a liderança e a equidade de gênero; aumentar o número de meninas medalhistas nas etapas nacional e internacional da olímpiada e identificar novos talentos femininos na Química, entre outros.
Como se inscrever
As inscrições para a olimpíada são gratuitas e podem ser feitas pela internet: https://quimeninas.inscricoes.obquimica.org/. No site https://quimeninas.obquimica.org/ podem ser encontradas mais informações sobre o assunto.
As participantes farão uma única prova, no dia 22 de setembro, em formato remoto através do link https://provas.obquimica.org/ ou via aplicativo que poderá ser baixado na Play Store ou Apple Store.
A prova será composta de 25 questões de múltipla escolha e valerá até 100 pontos. O resultado desta etapa será divulgado a partir do dia 25 de outubro deste ano.