Novo Ensino Médio: como vai funcionar em Goiás a partir de 2024

A partir de 2022, todas as escolas públicas e privadas de Goiás vão adotar, gradativamente, o novo Ensino Médio. Mas afinal, o que tem de “novo” no novo Ensino Médio? O que vai mudar? E quais serão as matérias ofertadas pelas escolas? Neste post, vamos explicar como a mudança vai funcionar na prática.

 

O que é o novo Ensino Médio?


      Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Documento Curricular de Goiás – Etapa Ensino Médio (DCGOEM) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo Ensino Médio é caracterizado pela ampliação da carga horária e pela flexibilização do currículo.
     O objetivo é ser mais atrativo para os jovens e dar mais autonomia aos estudantes. Por meio dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo, o aluno poderá escolher em quais matérias se aprofundar. E nas aulas de Projeto de Vida, ele irá refletir sobre sua identidade, seus sonhos e metas para o futuro.
     O novo Ensino Médio também busca fortalecer o protagonismo juvenil e a Educação integral, ou seja, o desenvolvimento completo do estudante em todas as dimensões (intelectual, física, social, emocional e cultural).
Image




Qual é a carga horária?



O Ensino Médio passará de 2.400 horas para 3.000 horas ao longo dos três anos. Diariamente, os alunos terão 6 horas de aula, incluindo matérias da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo