Nota da Seduce
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) esclarece que a proposta apresentada pela GTR (Gestão, Transparência e Resgate Social), organização social selecionada para realizar a gestão das 23 escolas da regional de Anápolis, atendeu aos requisitos pedidos no edital de chamamento. A prioridade da Comissão de Seleção foi analisar criteriosamente e pontuar os quesitos técnicos do documento. Qualquer inadequação no restante do escopo da proposta não mereceu atenção da comissão, por não fazer parte dos quesitos que seriam julgados, assim como previa o edital.
Durante o processo do chamamento, a Comissão de Seleção teve o cuidado de aplicar na proposta o software Copyspider, de uso livre, para detecção de eventuais cópias. O programa identificou, à época, alguns pontos de semelhanças com outros conteúdos da internet, mas em torno de 6% do total, sendo que nenhum deles feria a propriedade intelectual.
Como era de conhecimento público, o chamamento previa um roteiro obrigatório (itens que devem ser contemplados na proposta técnica) contendo 14 pontos a serem atendidos. Dessa forma, os esforços da Comissão foram no sentido de saber se esses questionamentos do chamamento estavam bem respondidos pelos candidatos.
A Seduce reitera que todo o processo de seleção da OS foi pautado por total transparência e seriedade, com todas as fases do processo públicas e entrega do projeto aos interessados, inclusive veículos de comunicação. Não é a primeira vez que a secretaria se coloca à disposição para esclarecer o projeto, que é inovador. O esforço da Secretaria continuará sendo proporcionar um modelo de gestão que garanta melhoria das condições de ensino e uma melhor aprendizagem dos alunos da rede pública estadual.
Comunicação Setorial da Seduce
Goiânia, 17 de janeiro de 2017