MP e Seduc realizam campanha para sensibilizar estudantes sobre a limpeza das cidades goianas
Com foco na conscientização ambiental e na formação cidadã de crianças e adolescentes, o Ministério Público de Goiás (MP/GO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou a campanha “Liga Cidade Limpa”. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado da Retomada.

O objetivo central da campanha é sensibilizar a população goiana especialmente os estudantes da rede estadual de ensino sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos e da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, tanto nas escolas quanto nas residências.
Para alcançar esse propósito, foi criado o gibi “As Aventuras da Turma do Super R”, uma produção do MP/GO que apresenta personagens como Super R, Natureba e Jeitoso. De forma lúdica e educativa, os personagens abordam temas como a coleta seletiva, o descarte adequado de óleo de cozinha, pilhas e baterias, além de explicar o papel dos aterros sanitários.
Até o momento, a campanha já distribuiu materiais educativos gibis, folhetos, cartazes e cards, em versões impressa e digital para 50 escolas estaduais, envolvendo 71 turmas e alcançando as 40 coordenações regionais de educação de Goiás. Como parte da ampliação da iniciativa, o MP/GO entregará, no dia 9 de abril, banners à Seduc que serão utilizados para dar ainda mais visibilidade ao projeto nas unidades escolares e destacar as ações de educação ambiental já em andamento.
Conscientização ambiental nas escolas
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou sua satisfação com a iniciativa “Liga Cidade Limpa”, que tem como foco a conscientização ambiental nas escolas.
“O projeto Liga Cidade Limpa tem um papel fundamental em conscientizar os nossos estudantes. Ele promove a consciência sobre a importância de não jogar lixo nas ruas e reforça o compromisso com a preservação do meio ambiente”, afirmou Fátima.
A promotora de Justiça Daniela Haun Serafim, representante do Ministério Público, também enalteceu a parceria com a Seduc e a relevância do projeto.
“Essa é uma iniciativa de grande impacto para todo o estado. A educação é o caminho mais eficaz para formar cidadãos conscientes, e começar pelas escolas é uma escolha estratégica e transformadora. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou Daniela.
A expectativa é que a campanha atinja um número crescente de municípios, envolvendo alunos, professores e suas famílias, e contribuindo para a formação de uma cultura de cuidado com o meio ambiente. A proposta é promover mudanças reais no comportamento da população em relação ao descarte de resíduos e colaborar para um futuro mais limpo e sustentável em Goiás.

