Instituto Inspirare apresenta resultado de projetos realizados em Goiás
Diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido esteve na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) na tarde de terça-feira, 14/3, para apresentar o resultado de duas grandes ações realizadas nas escolas da rede pública estadual ao longo dos últimos meses. O objetivo das iniciativas é estimular o protagonismo juvenil e fazer com que a escola se torne um ambiente mais adequado para os anseios dos estudantes do século XXI.
O encontro ocorreu no gabinete da secretária Raquel Teixeira. O primeiro projeto, chamado “Escuta Inspiracional e Inovações na Escola José Lobo”, foi desenvolvido desde março do ano passado e envolveu turmas de Ensino Fundamental (segunda fase) e do Ensino Médio da escola, que fica no Setor Rodoviário, em Goiânia. A metodologia teve uma série de etapas, como escuta inspiracional, oficinas, partilha de resultados e workshops. O Media Education Lab (MEL) coordenou as ações.
“O mais interessante é que professores e alunos puderam, de uma forma muito propositiva, fazer uma reflexão sobre o que é a escola hoje e qual é a escola dos sonhos. A partir daí, começaram a estudar como fazer essa transição. Foi um projeto que de fato ajudou a escola a entender os seus problemas e vislumbrar caminhos de melhoria. Pudemos estimular a escola a pensar em iniciativas próprias”, resumiu a diretora do Instituto Inspirare.
Durante a reunião, a diretora do Colégio Estadual José Lobo, Maura Alves Santos, disse que o projeto já mostra os seus efeitos. Como exemplo, citou o maior engajamento dos estudantes com a conservação do patrimônio escolar e também na participação das aulas. “Percebi que os alunos ficaram mais críticos depois que começaram a participar ativamente dos assuntos que envolvem a escola. A cobrança é maior, e isso contribui para o desenvolvimento”, destacou a diretora.
Anna comentou que os destaques levantados a partir do projeto no Colégio José Lobo podem ser explorados por outras unidades escolares. Entre as conclusões levantadas está a ideia de que a escola tem que ser “bonita e alegre”. “Há muitos elementos para professores, diretores e técnicos se debruçarem e estudarem. Dá para criar novas práticas pedagógicas e novas formas de gestão, tudo para que essa nova geração possa ser atendida conforme seus anseios”, disse.
O outro projeto, “Nossa escola em (re)construção”, foi desenvolvido pelo instituto em nível nacional. A proposta era entender o que os jovens pensam sobre a escola e como eles gostariam que ela fosse. Participaram da pesquisa mais de 11 mil estudantes da rede pública de Goiás. Anna apresentou, na reunião com a secretária Raquel, os resultados nacionais da ação e também um recorte sobre o perfil dos estudantes goianos. O relatório pode ser acessado clicando aqui.
Iniciativa
Após a apresentação dos dados, a secretária Raquel Teixeira estimulou a equipe da Seduce a desenvolver alguma ação para que a iniciativa exitosa do instituto possa ser compartilhada com as demais escolas da rede. Agora a Secretaria prepara um seminário para expandir o resultado dos projetos.
“Esse período em que a equipe do Instituto Inspirare esteve aqui foi muito importante. Acho que gerou uma experiência muito rica e que tem todas as razões para ser levada adiante. São ações que precisam de sequência. No que depender de mim, o projeto vai se multiplicar e se consolidar”, destacou a titular da Seduce.
Além de Raquel Teixeira, Anna Penido e da diretora do Colégio José Lobo, Maura Alves, participaram do encontro as superintendentes de Ensino Fundamental, Márcia Rocha, e de Ensino Médio, Regina Efigênia; o subsecretário Metropolitano, Marcelo Ferreira; a chefe do Núcleo de Tecnologia, Rosana Cerosino; e o CEO e fundador do Media Education Lab (MEL), Alexandre Le Voci Sayad.