Concurso Goiás: Cores, Tradições e identidade
O concurso "Goiás: Cores, Tradições e Identidade – 2024", promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás, incentivou estudantes do Ensino Fundamental II e Médio da rede estadual a expressarem a cultura goiana por meio de ilustrações. Com mais de 1.700 inscrições, a competição destacou elementos da identidade local, como paisagens, folclore e religiosidade. Devido ao alto nível dos trabalhos finalistas, houve empate técnico na votação popular, resultando na escolha de todos os 11 finalistas para ilustrar as capas dos cadernos distribuídos aos alunos em 2025. Os vencedores também receberão um dispositivo Alexa Echo Dot como prêmio, reforçando o estímulo à criatividade e à valorização cultural dos estudantes goianos.
Prêmio Respostas para o Amanhã
Quem pode se inscrever?
Professores(as) de Biologia, Física, Química e Matemática ou de outras disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.É uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Centro de pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, voltada para professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo Brasil, com o propósito de integrar conhecimentos de ciências, matemática, física e biologia aos projetos inovadores em prol de uma sociedade e de suas comunidades. O principal objetivo de Prêmio é fazer com que os estudantes, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem.
Concurso Internacional de Redação de Cartas
Promovido, anualmente, pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, no Brasil o concurso é realizado pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A iniciativa recebe inscrições de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.