“Goiás está dando exemplo de transformação na Educação pública” destaca governador de Goiás em entrega do Prêmio Leia 2024
Prêmio Leia, instituído pelo Programa AlfaMais Goiás, é um incentivo às escolas municipais alfabetizadoras. Cerimônia de premiação desta 2ª edição foi realizada na tarde desta quinta-feira (16)
“Goiás está dando exemplo de transformação na Educação pública.” Foi assim que o governador do estado, Ronaldo Caiado, deu início à cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Leia. O incentivo, estabelecido pelo programa AlfaMais Goiás, que foi desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), garante que as 150 unidades escolares das redes municipais goianas mais bem avaliadas no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa) de 2023, recebam o valor de R$ 80 mil.
Transformar de forma positiva a Educação pública é um dos compromissos da atual gestão do governo estadual. Na visão do governador, para que esta transformação aconteça, é necessário investir no ensino dos estudantes desde a Educação Infantil, pois a base do problema do analfabetismo funcional só será solucionada se as crianças forem alfabetizadas na idade certa. “A criança que chegar no Ensino Fundamental alfabetizada vai ter mais desenvoltura na fala, na leitura, nas pontuações e até mesmo na interpretação de texto. E essa é a essência do AlfaMais,” afirmou o governador Caiado.
Instituído em regime de colaboração entre o Estado e os municípios goianos, o AlfaMais propõe o estreitamento das relações para que haja a construção de estratégias em prol de alfabetizar plenamente as crianças do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, mais de 300 mil crianças foram alfabetizadas via programa e isso mostra que a ação contribui para a redução da taxa de analfabetismo em nível nacional.
“Goiás assumiu o compromisso pela Alfabetização e hoje já temos registradas 300 mil crianças alfabetizadas, é um marco histórico. Temos 14 mil professores cadastrados e ajudamos a cuidar de 3,2 mil escolas. São 246 municípios e todos os municípios estão inseridos no programa. Todos estão no marco pela Alfabetização,” ressaltou Gavioli.
O presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, compartilha o mesmo pensamento da secretária de Goiás. Ele, que é um dos parceiros da Seduc/GO e que contribuiu com a sua expertise na criação do AlfaMais, também esteve presente na solenidade de premiação e falou da importância da Alfabetização. “O programa está conseguindo reduzir, na verdade, caminha para acabar com o analfabetismo e este é o objetivo central”, afirmou.
Para o governador de Goiás, os avanços mostram que os profissionais envolvidos, em especial os professores alfabetizadores, estão no caminho certo. “Olha, vocês (professores) vão se sentir orgulhosos porque logo vão ver os alunos trabalhando nas maiores áreas profissionais do país, seja na área tecnológica, na social, na política, seja na econômica ou em qualquer outra,” proclamou Caiado.
2ª edição do Prêmio Leia
O Programa AlfaMais Goiás foi criado com o objetivo de fortalecer a alfabetização dos estudantes na idade certa. Desenvolvido em 2021 pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, o programa de Alfabetização se estabelece por meio do regime de colaboração entre Estado e Municípios goianos. Para incentivar a adesão dos municípios goianos ao programa, o governo estadual criou o Prêmio Leia. A “Lei Prêmio” estabeleceu uma premiação de R$ 80 mil para as 150 escolas públicas mais bem avaliadas no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa).
A 1ª edição foi realizada em agosto de 2023 e, nesta 2ª edição, realizada na quinta-feira (16/05), a cerimônia contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; do vice-governador Daniel Vilela; da secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli; do presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda; das comunidades escolares das 150 escolas vencedoras; dos prefeitos dos municípios premiados; dos secretários municipais de Educação e autoridades políticas.
De acordo com Veveu, “O Prêmio Leia estimula cada vez mais professores, diretores, coordenadores pedagógicos e àqueles que fazem a comunidade escolar aproximar mais ainda a escola das famílias, porque elas estão percebendo que as suas crianças, seus filhos, estão aprendendo a ler e escrever na idade certa, que é aos sete anos, logo após a conclusão do 2° ano,” declarou.
Na visão do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, o prêmio é um sucesso. “Tivemos a oportunidade de premiar muitas escolas, de diversas regiões do Estado, em razão do sucesso que tem sido o AlfaMais. Programa esse que visa alfabetizar as crianças na idade certa, dar a elas uma condição, uma base, para depois adquirir conhecimentos mais profundos e que naturalmente vão ser importantes para o futuro, para que possam ser grandes profissionais,” ressaltou Daniel.