Goianas conquistam medalhas de ouro no Brasileiro de Ciclismo
As irmãs Clemilda e Janildes Fernandes visitaram a secretária Raquel Teixeira na tarde de terça-feira, 18/10, para exibir as mais recentes conquistas no ciclismo. As medalhas de ouro garantidas no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, em Maringá-PR, ampliam a coleção de vitórias da dupla. As atletas competem com o apoio do Pró-Esporte, programa de incentivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
Clemilda, que tem 35 anos, voltou para Goiânia com três medalhas douradas no peito. Já sua irmã Janildes, 34, conquistou duas. “Só não ganhei mais uma porque a direção cancelou uma das provas por causa da chuva”, disse. “Mas estou satisfeita. Apesar da prova cancelada, conquistamos tudo o que disputamos em Maringá”, comemorou Janildes.
A secretária Raquel Teixeira parabenizou as irmãs pelas conquistas. “Goiás muito se orgulha de ser representado por uma família tão vitoriosa e determinada, que brilha por onde passa”, elogiou. Uma das medalhas de Clemilda e Janildes foi na modalidade por equipe, que ainda contou com a participação de outra irmã Fernandes, Márcia, e da goiana Daniele Araújo. As atletas Fernandes são do Mato Grosso, mas radicadas em Goiás.
Planos para o futuro
Capitã da seleção brasileira de ciclismo há dez anos, Clemilda foi uma das atletas a representar Goiás nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Apesar de seu bom preparo físico, a ciclista enfrentou problemas mecânicos com a bicicleta e se distanciou do pelotão principal durante a prova, o que adiou o sonho da medalha olímpica. Agora seus planos para o futuro incluem Tóquio 2020. “Com o apoio do Governo de Goiás, acredito que nossa equipe consiga voltar do Japão com medalhas”, projetou.
Até que cheguem as Olimpíadas, há muito chão pela frente. Janildes, Clemilda e equipe agora se preparam para competições mais próximas, como o Tour de San Luis, que deve ser disputado em janeiro do ano que vem, na Argentina.
Goiânia, 19 de outubro de 2016.
Comunicação Setorial da Seduce