Fica Animado apresenta às crianças de Goiás um olhar otimista sobre o meio ambiente
Mostra reúne filmes de diferentes formatos, escolhidos para se comunicarem com o público infanto-juvenil
Começou nesta quarta, dia 21, ás 8h, a nona edição do Fica Animado, mostra paralela que integra o Fica 2017. A mostra reúne seis títulos, tendo em vista o público infanto-juvenil.
“Geralmente filmes ecológicos são mais pesados, com uma mensagem mais apocalíptica e nessa mostra nós procuramos nos comunicar com as crianças com um olhar mais otimista”, diz Márcia Detretti, organizadora da mostra.
Apesar do nome, o Fica Animado apresenta filmes de diferentes linguagens, não somente animações. O filme escolhido para abrir a mostra foi Sheltered in Oats, um documentário sem narração que registra a vida de pequenos animais da floresta. As crianças que lotaram o Cineteatro São Joaquim não desgrudaram os olhos da tela durante os 50 minutos de projeção.
Márcia diz que os filmes são selecionados dentro das obras que foram inscritas para a Mostra Competitiva do Fica, inclusive, um dos filmes deste ano está na programação das duas mostras. Trata-se do longa de animação alemão Automatic Fitness.
O Fica Animado tem exibições no Cineteatro São Joaquim e no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Estima-se que 400 alunos de escolas da rede pública da cidade de Goiás participem todos os dias das exibições. “Não são todas as escolas da cidade que estão inscritas para a mostra, por uma questão de espaço mesmo, mas nós conseguirmos abranger bem, com alunos de todas as idades, da cidade e da região, incluindo os de um assentamento”, diz Márcia. Para a professora Valéria Botelho, a mostra é importante por despertar desde cedo a consciência ambiental nas crianças. “Todo ano minhas turmas participam e o resultado em sala de aula é excelente”, diz ela.
O Fica Animado vai até domingo, 25, durante a programação do Fica 2017. No encerramento, em comemoração ao Dia Mundial da Animação, será apresentado uma sessão acessível, com áudio descrição.