Experiência de Goiás no PSE integra evento de atualização em planejamento e gestão do programa
Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Secretaria Estadual da Educação faz parte do grupo de trabalho intersetorial do PSE no Centro-Oeste
Representantes da saúde e Educação, membros de um grupo Intersetorial da região Centro-Oeste, participaram, nesta terça-feira (13/08), do Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE).
O evento ocorreu no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A ação integra o projeto ‘Fortalece PSE’, fruto de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que busca fortalecer o PSE diante dos desafios da intersetorialidade, da participação social e do protagonismo juvenil.
O projeto foi desenvolvido para os gestores integrantes dos Grupos de Trabalho Intersetoriais do PSE em nível estadual (GTI-E). O trabalho do PSE desenvolvido pela equipe da Seduc/GO foi apresentado no evento.
O objetivo geral do curso é promover o desenvolvimento de competências no campo do planejamento estratégico e participativo que confiram autonomia para a aprendizagem interprofissional e o intercâmbio de ideias e tecnologias educacionais de promoção da saúde.
A secretária Fátima Gavioli compareceu ao curso e parabenizou o trabalho que tem sido feito pelos membros do PSE. “Vocês cuidam da saúde escolar, planejam atendimento socioemocional, levam as informações que precisam alcançar os nossos estudantes, então tudo isso contribui para que a gente tenha um ambiente escolar enriquecedor”.
Educação e Saúde de mãos dadas
Para a coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde, Katia Souto, Educação e saúde caminham em parceria, transformando escolas em territórios saudáveis promotores de uma vida com qualidade.
“Nós estamos estimulando a vacinação nas escolas, retomando a compreensão de que a saúde é ciência e a evidência de que essas vacinações precisam crescer no nosso país, além de estimular a cultura e a arte como auxílio para a saúde mental”, afirmou a coordenadora.
O Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante, responsável pelo programa na Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) tem se empenhado no Programa Saúde na Escola (PSE) com o desenvolvimento de 14 ações, sendo elas: saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável, cultura, prevenção de violências e acidentes, prevenção de doenças, verificação de vacinas, saúde sexual, prevenção ao uso de álcool, saúde bucal, saúde auditiva, saúde ocular, prevenção a covid e saúde mental.
Para a chefe do Núcleo da Seduc/GO, Jaqueline Rocha, o departamento fortalece cada vez mais a causa. “Estamos participando, ajudando a construir, para executar da melhor forma as iniciativas, para conseguirmos juntar tudo isso e efetivar de forma ampla as boas práticas junto à nossa comunidade escolar de Goiás”.
Texto: Camila Mascarenhas / Fotos: Solimar de Oliveira