Especial Mulher – Coral da Seduce faz linda homenagem no 8 de Março
Na manhã desta quarta-feira, 8/3, Dia Internacional da Mulheres, o Coral da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) realizou apresentação musical na sede Centralizada do órgão em homenagem às servidoras e seus familiares.
Na oportunidade, a secretária Raquel Teixeira fez uma fala em que ressaltou a obra “Mística Feminina”, de Betty Friedan, do início da década de 1960, escrita em uma época em que a mulher era esposa, filha, mãe e não era reconhecida por sua participação e papel na sociedade.
Raquel destacou a ousadia e o espírito vanguardista da autora, que foi uma das pioneiras na luta pela igualdade de gênero. A secretária lembrou também que a pílula anticoncepcional foi um grande marco no empoderamento feminino, dando maior liberdade e autonomia à mulher, sobretudo no direito de escolha à maternidade.
Sem ignorar as grandes lutas da mulher contra a violência e o assédio, Raquel chamou a atenção das pessoas para o preconceito sutil que ocorre na educação quando a mulher não consegue o merecido destaque em determinadas áreas do conhecimento, como as ciências puras (matemática, química, física etc). “É um desafio para a sociedade estimular as mulheres desde a infância a atuarem em qualquer área do conhecimento. A educação, familiar e escolar, é o lugar onde se muda e se quebra os preconceitos que ainda vivemos”, disse ela, conclamando os docentes da rede pública estadual a se engajarem na luta contra todo os tipos de preconceitos.
De acordo com a secretária, a visão feminina é diferente do ponto de vista dos homens, mas essas diferenças se complementam. Raquel fez questão de ressaltar também a importância da figura feminina exercendo funções de chefia. Hoje na Seduce, conforme ela, 80% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres.