Casa sede da Missão Cruls ganha placa comemorativa em Pirenópolis

 

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, participou nesse domingo, 22, em Pirenópolis, da solenidade de descerramento da placa em homenagem à Missão Cruls, instalada na casa que serviu de base para a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil.

A importância histórica da Missão Cruls foi ressaltada por todos os presentes, que se emocionaram ao falar da conservação do legado e do desejo de que estudantes, turistas e toda a população de Goiás e do Brasil conheçam o que pode ser considerado a “pré-história” de Brasília”. A Comissão Exploradora, que ficou conhecida como Missão Cruls, foi chefiada pelo astrônomo belga Luiz Cruls e esteve em Pirenópolis de 1892 a 1894 para a demarcação dos limites do Distrito Federal e a determinação do local para a construção de Brasília.

A secretária representou o governador Marconi Perillo na solenidade, que teve a presença do embaixador da Bélgica, Dirk Loncke, prefeito de Pirenópolis, João Batista Cabral, presidente do Centro Cultural de Ciências da Natureza Luiz Cruls, Pedro Jorge de Castro e de Thales Jayme e família, proprietários da casa. O chefe de Gestão de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Isanulfo Cordeiro, também esteve presente na solenidade.

Para Raquel Teixeira, a solenidade foi um momento de resgate histórico que deve ser perpetuado e difundido. Ela ofereceu o apoio da Seduce Goiás para fazer da casa um local de visitação que, certamente, vai contribuir com uma educação de qualidade. “O que definiu Brasília foi o espírito científico e inovador de Luiz Cruls”, disse a secretária.

O embaixador da Bélgica espera que a placa seja um exemplo que perdure por muitos anos, mostrando que a pesquisa e missões de estudantes podem ter resultados grandiosos. Para Thales Jayme, a conservação da casa, do acervo histórico e, agora, a placa, são compromissos de sua família com a educação, cultura e as tradições.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo