Atração do Fica, Tenda Multiétnica promove debates e reflexões com a participação de alunos e professores da rede estadual

O evento é organizado pela Universidade Estadual de Goiás em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (Seds) e de Educação (Seduc)

Durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), uma das atrações que chamou a atenção do público na Cidade de Goiás foi a Tenda Multiétnica, montada na Praça do Chafariz. Com uma programação bem diversificada, que incluiu debates, cursos, oficinas e apresentações culturais, a Tenda encantou o público e, em especial, alunos e professores de vários colégios da rede estadual que participaram das atividades.  

Um deles foi o estudante Cristiano Neves, de 17 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente de Palmeiras de Goiás. De família quilombola, o adolescente disse estar emocionado por ter a oportunidade de acompanhar o festival pela primeira vez.

“A minha escola me deu essa chance e eu estou adorando. Está sendo incrível conhecer diferentes culturas e tantas pessoas. É um conhecimento que vou levar para o resto da minha vida”, destacou ele.

Quilombo de Palmeiras

Cristiano foi à Cidade de Goiás acompanhado por um grupo formado por colegas, professores e pela gestora do colégio, Maria Umbelina Morais da Rocha. Segundo ela, é a primeira vez que a unidade escolar participa da programação da Tenda Multiétnica.

A instituição de ensino levou para o Fica uma exposição de fotografias que resgata parte da história do quilombo urbano Goianinha, localizado no centro da cidade de Palmeiras de Goiás. “Começamos a trabalhar essa temática em 2017, quando iniciou o processo de reconhecimento do colégio como unidade de Educação quilombola. Essa visibilidade é importante para que nossos alunos conheçam, respeitem e valorizem nossas raízes”, explicou Maria Umbelina.

Em 2023, dos 890 estudantes matriculados no C. E. Polivalente Palmeiras de Goiás, cerca de 500 pertencem à comunidade quilombola Goianinha, que atualmente reúne mais de 200 famílias.

Luiz Henrique da Mata Pina, professor de Sociologia no colégio, afirma que a exposição fotográfica é a soma do trabalho de muitas mãos. Além de professores e da equipe gestora, representantes de famílias quilombolas também deram a sua contribuição.

“Eles selecionaram as fotos e nós montamos o painel. Nossa intenção foi mostrar a contribuição de  cada uma dessas pessoas na construção da história do município”, acrescentou.

Diversidade

A programação da Tenda Multiétnica foi ampla e diversificada e atraiu um bom público durante os seis dias do Fica 2023. Nos debates marcaram presença alunos e professores de universidades, institutos federais de Educação e das Escolas Família Agrícola (EFAs), além de representantes de comunidades quilombolas e indígenas de vários Estados brasileiros.

Os estudantes participaram ainda das diversas oficinas e cursos oferecidos gratuitamente. As apresentações de músicas e danças tradicionais também foram de livre acesso, bem como a exibição do filme ‘A Mãe de Todas as Lutas’, no Cine Teatro Pirineus.

Essa troca de saberes e de experiências proporcionada pela Tenda recebeu muitos elogios da professora universitária Lêida Maria Fernandes, do Mato Grosso do Sul. É a segunda vez que ela vem a Goiás para acompanhar o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

“Tudo isso aqui é de uma riqueza infinita. É um espaço de discussões, de reflexão que nos conduz a um mundo melhor. Esse mostruário da diversidade brasileira nos traz um conhecimento ímpar”, frisou ela.

Parcerias

A Tenda Multiétnica é uma das atrações já consolidadas do Fica. O espaço é realizado pelo Campus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (Seds) e de Educação (Seduc).

Plano Estadual de Educação

Essa ação atende a meta 2 estratégia 2.7, 2.8, 2.13, 2.16, 2.17; Meta 5 estratégia 5.9; Meta 6 estratégia 6.6, 6.11; Meta 7 estratégia 7.12, 7.16; Meta 9 estratégia 9.2, 9.3, 9.4, 9.5, 9.13. do Plano Estadual de Educação (PEE)

 

 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo