Estudantes do CEPI Pedro Gomes lançam livro ‘O Mundo Dentro de mim’

O sábado aberto à comunidade, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, com a participação da secretária Fátima Gavioli, foi marcado por um atendimento emocionante.

Estudantes do Colégio Estadual em Período Integral (CEPI) Pedro Gomes, responsáveis pela elaboração do livro ‘O Mundo Dentro de mim’, estiveram na agenda para apresentar o material produzido.

A gestora da unidade, Ludmyla Rayanne, explicou que o projeto nasceu em 2013, tem continuidade desde então e hoje já é um marco da escola e da comunidade da região de Campinas.

“Os estudantes trabalham gêneros na Língua Portuguesa e, ao mesmo tempo, desenvolvem algumas temáticas no Projeto de Vida, para despertar esse falar sobre si, sobre quem sou eu no mundo. Ao longo desse tempo, o texto traz um amadurecimento; os professores já sabem melhor como trabalhar, como chegar nos meninos. Cada ano é um ano. Se a gente comparar os textos de 2013 com os de hoje, vemos a diferença de gerações”, contou a gestora.

Os estudantes emocionaram a secretária de Educação ao relatarem as dores que os levaram a escrever poesias selecionadas para compor o livro. A aluna Amandha Rodrigues, da 2° série do Ensino Médio, destacou que o texto dela foi um ato afetivo.

“Eu fiz esse texto para homenagear a minha cachorra que morreu. Ela fez parte da minha infância como um todo e marcou a minha passagem. E a forma como eu senti esse livro foi uma relação de criança, porque eu sempre li e o meu sonho era escrever. Quando eu vi isso no papel, foi incrível”, comentou ela.

O estudante Pedro Henrique contou que a poesia que escreveu para o livro surgiu a partir de um momento pessoal que ele estava vivendo. “Eu fiz pensando em como vou ver esse texto futuramente, porque quero, lá na frente, olhar para ele e sentir gratidão e realização, sem esquecer de onde eu vim. Foi um momento que me ajudou a levantar, a sair do comum do meu dia a dia, mudar a minha rotina e trazer um pouco de melhora, porque eu estava passando por muita dificuldade”, ressaltou.

Já a estudante Letícia Ferreira enfatizou que os investimentos em uniformes e materiais escolares ajudaram muito sua família. “É porque a gente sempre teve que pagar o uniforme e o material, que não são baratos. Com a entrega do uniforme, do material e da bolsa, conseguimos evitar que nossos pais tenham gastos com coisas da escola. Para uma família simples como a nossa, isso é uma ajuda muito grande. Tanto o uniforme quanto o material ajudam muito a gente”, destacou.

Banner Mobile

Governo na palma da mão