Reunião formativa reforça o papel do Tutor Escolar para os bons resultados na aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) iniciou, nesta quarta-feira (03/11), a Imersão Avaliativa da Tutoria 2025, encontro que reúne tutores educacionais de todas as regiões do estado para qualificar e fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do ano.

A abertura ocorreu no auditório Ipê da Seduc/GO e contou com a participação da secretária-adjunta da Educação, Helena Bezerra. Para ela, “os tutores são parte chave no auxílio às unidades escolares, identificando lacunas e buscando resoluções efetivas para o ensino e a gestão escolar”.

Na sequência, os participantes receberam orientações sobre o uso das avaliações formativas em bloco e discutiram a importância de alinhar as práticas pedagógicas ao calendário da rede, evitando a sobreposição com instrumentos avaliativos já estabelecidos. Foram reforçadas, ainda, diretrizes sobre análise de evidências, organização dos blocos e precisão no acompanhamento das aprendizagens.

A programação também incluiu uma reflexão técnica sobre as matrizes curriculares do Ensino Médio em todos os turnos, incluindo os CEPMGs e CEPIs. A gerente de Ensino Médio da Seduc/GO, Ábia Vargas, destacou que “os programas específicos para cada turno, conforme as necessidades de cada escola, serão aprofundados”, indicando avanços no alinhamento entre matriz curricular, planejamento e acompanhamento pedagógico.

As reflexões contaram com a participação do gerente dos Colégios Militares, capitão Vinícius, e da gerente de Educação Integral, Bianca Verly, em um momento de escuta e orientação sobre demandas das unidades escolares e do trabalho dos tutores.

O evento segue nesta quinta-feira (04), no Hotel Plaza Inn Augustus, e termina na sexta-feira (05), novamente no auditório da Seduc/GO, com apresentação cultural e uma palestra socioemocional.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo