Resultados do Saego 2022 é tema de formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática

Formação continuada em 2023 deverá promover, ainda mais, o diálogo direto e a troca de experiências, fomentando a disseminação de boas práticas entre as regionais de Educação

Os professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede pública estadual de Educação participaram, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/2), do encontro de capacitação ‘Apropriação e Uso dos Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) de 2022.’

O evento, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), foi direcionado para 100 professores que ministram as duas disciplinas em escolas públicas estaduais e que foram selecionados pelas coordenações regionais de Educação (CREs) do Estado.

Durante os dois dias, os docentes receberam conteúdos, materiais de ensino e participaram de oficinas ofertadas pelos profissionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Foram discutidos assuntos como a análise de resultados do Saego de 2022; os reflexos sobre o ensino e aprendizagem dos estudantes; a prática da Matemática escolar; a compreensão da leitura e escrita, entre outros.

Ao longo do ano de 2023, os professores participantes continuarão recebendo a formação continuada com foco no ensino-aprendizagem, desenvolvimento de descritores e propostas de trabalho.

Fortalecimento do ensino-aprendizagem

Um dos responsáveis pelo encontro, o gerente de estudos e pesquisa para o desenvolvimento dos profissionais da Educação da Seduc/GO, Wagner Alceu Dias, destacou que as formações de professores, já previstas para este ano, têm como foco principal fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas estaduais.

De acordo com o gerente, os professores que participaram deste encontro vão criar turmas compostas por 15 a 20 docentes que terão atendimento e acompanhamento direto da Seduc/GO para a promoção da discussão em torno de suas boas práticas. “Com isso, o objetivo é direcionar os professores para estabelecerem um trabalho contínuo de experiências com os colegas e, consequentemente, ampliar suas habilidades com os alunos”, afirma. 

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