Comunidade indígena da Aldeia Buridina, em Aruanã, comemora inauguração da quadra poliesportiva coberta

Investimento do Governo de Goiás na obra foi de R$ 361 mil. Quadra é aguardada por alunos e professores do Colégio Estadual Indígena Maurehi há décadas

Depois de décadas de espera, alunos e professores do Colégio Estadual Indígena Maurehi, em Aruanã, finalmente puderam comemorar uma grande conquista, que foi a inauguração da quadra poliesportiva coberta.

O novo espaço para as aulas de Educação Física foi entregue pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia.

O evento foi realizado na última quinta-feira, (12/12), e o investimento feito pelo Governo de Goiás na execução da obra foi de R$ 361 mil.

Valdirene Karajá, gestora da unidade escolar, destacou que a comunidade indígena da Aldeia Maurehi, onde está localizado o colégio, aguardava pela quadra há mais de 12 anos.

A diretora ressaltou ainda a importância da escola para a preservação da cultura, da língua, dos hábitos e costumes do povo Iny Karajá. “Nossa escola luta para preservar as nossas tradições e por isso a educação tem um papel muito importante para nós”.

Homenagem ao cacique Raul
A secretária Fátima Gavioli lembrou que a construção da quadra esportiva atendeu um pedido feito pelo cacique Raul Hawakati Mauri, que faleceu aos 69 anos no mês de outubro último.

“Infelizmente essa grande liderança indígena não está aqui para ver seu sonho se tornar realidade. O período de pandemia (Covid-19) atrasou o início das obras, mas hoje estamos aqui para inaugurar a quadra e prestar uma homenagem póstuma a esse líder que fez história ao defender a cultura e os direitos de seu povo”, acrescentou a secretária.

Fátima Gavioli frisou também que o Governo de Goiás tem investido muito para garantir equidade na rede estadual de ensino. “Fazemos isso ofertando uniformes, tênis, meias, mochilas, kits de materiais escolares e levando inovações tecnológicas para dentro das escolas. Isso é investir em Educação pública de qualidade para todos”, acrescentou.

Premiação

Durante a cerimônia de inauguração da quadra do colégio, Fátima Gavioli entregou prêmios para o aluno Wassaria Kauyná Tapuia Karajá de Jesus, vencedor do concurso Seduc Cerrado; e para a aluna Thaís Braga, do CEPMG Costa e Silva, de Mozarlândia. Ela é uma das autoras dos desenhos selecionados para ilustrar as capas dos novos cadernos da rede estadual de ensino. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo