Programa Jovem Embaixador divulga edital 2025
Ser fluente na Língua Inglesa e estar engajado em ações socioambientais são alguns dos critérios para participar dessa edição do intercâmbio
Começou o período de pré-cadastro do Programa Jovens Embaixadores (JE) de 2025. O edital do programa americano, que no Brasil é coordenado pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos, foi divulgado na quinta-feira (1°/08), já com o cronograma do pré-cadastro, inscrições, embarque e desembarque. O pré-cadastro deve ser realizado agora, no mês de agosto.
Podem participar da seleção do JE estudantes do Ensino Médio das redes públicas de todo o país, com idade entre 15 e 18 anos, e que dispõem de fluência escrita e oral na Língua Inglesa. O candidato também deve ser comunicativo, ter bom desempenho escolar e perfil de liderança, além dos outros requisitos previstos no edital.
Nesta edição do programa, a novidade é que os 30 selecionados para realizarem o intercâmbio também deverão se mostrar engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas. Segundo o edital, a proposta é fortalecer a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada no Brasil em 2025.
Sobre o processo de seleção
O processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores consiste em 16 etapas. O pré-cadastro é a primeira, sendo que, os aprovados seguem para a próxima, onde deverão concluir o preenchimento do formulário de inscrição on-line e inserir os documentos solicitados até o dia 9 de setembro, de acordo com o cronograma de 2025.
Depois de aprovados, inscritos, avaliados e entrevistados, os 30 finalistas da seleção, que serão anunciados no final de outubro, deverão emitir os passaportes e se prepararem para a viagem aos Estados Unidos. Os jovens embaixadores vão embarcar para o intercâmbio em janeiro de 2025. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Divulgação)