Técnicos de Salvador conhecem recuperação de créditos da Sefaz


Três servidores da prefeitura de Salvador, na Bahia, estão na Secretaria de Estado da Fazenda para conhecer a estrutura da Superintendência de Recuperação de Créditos, em especial a cobrança de créditos tributários que é considerada modelo no País. A estratégia de cobrança de Goiás foi apresentada em reunião, na manhã de hoje (30/11) no complexo fazendário, com a presença do superintendente de Recuperação de Créditos, Luciano Caldas; o gerente de Processos e Cobrança, Mário Bacelar; o supervisor de cobrança, Reginaldo Gonçalves, além de outros servidores da Sefaz.

Na equipe da prefeitura de Salvador estavam presentes os servidores Alexandre Cezar Cotrin, Ana Luzia Caldas e Maiana Galvão, da Coordenadoria de Recuperação de Créditos, da Diretoria de Receita Municipal. Alexandre Cezar destacou a importância da troca de experiências e disse que algumas medidas adotadas pela Sefaz vão somar ao sistema de cobrança desenvolvido pela prefeitura de Salvador e manifestou interesse em firmar convênios.

Entre as estratégias de cobrança da Sefaz goiana destaca-se o contato mais efetivo com o contribuinte por meio de Call Center, correspondências, mensagens, além de uma atenção ao cadastro dos contribuintes para que ele esteja sempre atualizado. Em todas as etapas do processo de cobrança, desde o lançamento do crédito tributário, equipes da superintendência contatam os contribuintes. “Estamos sempre em contato informando cada passo do processo, as opções de quitação dos débitos, as vantagens como descontos e parcelamentos, bem como as penalidades”, detalha o gerente Especial de Cobrança, Mário Bacelar.

Para reforçar ainda mais o processo de cobrança, que já despertou a atenção de vários Estados nos últimos anos, a Sefaz está desenvolvendo um novo sistema que irá gerenciar todo o processo. “Com essa nova ferramenta, teremos mais celeridade e melhor  controle da cobrança”, conclui o superintendente de Recuperação de Créditos, Luciano Caldas.

Comunicação Setorial – Sefaz

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