SGI em breve concluirá Gestão de Riscos


A Superintendência de Gestão Integrada (SGI) iniciou nesta sexta-feira (23/6), o processo de implantação da Gestão de Riscos na Gerência de Execução Orçamentária e Financeira. Em reunião de alinhamento das ações, realizada na sala do E-Nova, no Complexo Fazendário, foram apresentadas as orientações sobre cada etapa do processo.

Com a implantação do Eixo IV do Programa de Compliance Público em mais uma gerência, a SGI avança para fechar o ciclo da Gestão de Riscos em todas as suas gerências,  restando apenas a Gerência de Planejamento Institucional para finalizar o processo. 

“O fortalecimento da Gestão  de Riscos é fundamental para uma melhor identificação e resposta aos riscos potenciais que podem afetar o desenvolvimento e o desempenho de cada área envolvida. Prova disso são os excelentes resultados apresentados por todas as unidades da Economia que já iniciaram o processo”, afirmou o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Ávila.

A assessora técnica da SGI e supervisora do Compliance e da Gestão de Contratos, Simone Jorge, ressaltou os resultados positivos atingidos por todas as áreas que já implantaram o gerenciamento de riscos. “É muito importante que tenhamos um planejamento e um trabalho para minimizar os nossos riscos e gerenciar da melhor maneira a secretaria. Por meio dessa ferramenta, temos alcançado excelentes resultados em todas as nossas gerências que já fazem a gestão de riscos”, disse.

Simone Jorge também apresentou as etapas do processo de implantação, que envolvem as atividades de identificação, análise, avaliação e monitoramento riscos. “ Além disso, é bom lembrar que a cada quadrimestre realizamos uma reunião para debater cada risco, colocando todos a par das dificuldades enfrentadas por cada área, das ações que estão sendo realizadas, assim como dos resultados positivos alcançados por meio do gerenciamento desses riscos”, complementou.

Participaram da reunião, assessora técnica da SGI e supervisora do Compliance e da Gestão de Contratos, Simone Jorge, integrantes do Escritório da Compliance da Economia, Jacqueline Pereira Bueno (coordenadora), Anna Carolina Silva Souza e Sara Gabriela Vieira, e da Gerência de Execução Orçamentária e Financeira, Sidney Euzébio Mateus (gerente), Bruno Andrade e Rodrigo Porto.

Saiba mais

A Matriz de Riscos é uma ferramenta utilizada para identificar, avaliar e monitorar os riscos relacionados às atividades desempenhadas pela Secretaria da Economia. Ela visa garantir que os processos sejam conduzidos de forma segura e eficaz, minimizando possíveis impactos negativos que possam surgir.

A Matriz é construída levando em consideração as especificidades de cada gerência vinculada à SGI. Vale ressaltar que a matriz de riscos não é uma ferramenta estática, mas sim um processo contínuo de monitoramento e atualização. 

Comunicação Setorial – Economia
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo