Receita Estadual de Goiás apresenta Infotrânsito à Suframa de Manaus
Termo de cooperação técnica entre a Receita Estadual de Goiás e a Suframa está em avaliação, com o objetivo de aprimorar a troca de informações e a fiscalização de mercadorias na Zona Franca
Técnicos da Receita Estadual de Goiás receberam na manhã desta segunda-feira (4/11), na sede da Secretaria da Economia, a coordenadora da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que veio conhecer a atuação da Central de Operações Estaduais (COE) e o Programa Infotrânsito.
A convite do gerente de Auditoria das Operações de Comércio Exterior e Suframa, Jailton Gomes, a coordenadora de Execução de Vistorias da autarquia federal Suframa, Thelma Jakliny Martins, conheceu as funcionalidades do Infotrânsito, ferramenta que utiliza moderna tecnologia de monitoramento e inteligência artificial para o cruzamento de dados fiscais em tempo real, tornando a fiscalização mais assertiva.
O auditor fiscal da Superintendência de Fiscalização Regionalizada da Economia, Bruno Giancarlo Antoniazzi, apresentou detalhes do funcionamento do programa como passagens, alertas, instalação estratégica de câmeras, funcionamento de serviços e acordos já firmados com outros Estados.
“Antigamente, os caminhões eram parados de forma aleatória. Hoje, somente os caminhões previamente selecionados pela fiscalização são abordados, com acesso a um banco de dados em tempo real.” O gerente da Gerência de Fiscalização Integrada, Montaigne Mariano, também ressaltou as principais vantagens e os benefícios do uso do Infotrânsito.
Atualmente o Infotrânsito conta com mil câmeras OCRs de órgãos parceiros como a Goinfra e Polícia Rodoviária Federal e parte da Economia. Esse monitoramento foi o que mais chamou a atenção da coordenadora de Execução de Vistorias da Suframa, Thelma Jakliny Martins Arruda.
“Podemos adaptar esse mecanismo de rastreio para a Suframa, que trabalha com incentivos fiscais na região da Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio. Fazer esse monitoramento de mercadorias incentivadas de outros Estados que chegam à região vai resultar em maior controle e efetividade da fiscalização”, ressaltou.
A coordenadora também falou dos desafios e apresentou iniciativas que estão sendo desenvolvidas para ampliar o leque de empresas a serem fiscalizadas.
Um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos pode ser formalizado como resultado desse primeiro encontro. “Esse acordo possibilitaria a troca de informações e, com isso, obtermos maior confiabilidade no ingresso das mercadorias que vão tanto para a Zona Franca de Manaus quanto para as Áreas de Livre Comércio”, avaliou o gerente Jailton Gomes.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás