Economia reúne órgãos para fortalecer ações nas áreas de Orçamento, Planejamento e Finanças

Evento reuniu gestores e servidores da Rede Sipofe para apresentar avanços e metas na gestão fiscal do Estado

A Secretaria da Economia realizou na manhã de hoje (27/2) o encontro “Balanço das Entregas de 2024 e Perspectivas 2025”, reunindo cerca de 370 servidores e gestores de 57 órgãos do governo estadual. O evento foi organizado pelas unidades centrais do Tesouro Estadual, Orçamento e Planejamento da Economia.

Na abertura do evento, o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, destacou a importância do encontro e da Rede do Sistema Estruturador Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Estadual (Sipofe), além de outras redes em diferentes áreas.

“Essa é uma rede de gestão que qualifica o gasto da administração pública, que dá uma capacidade para que cada real do contribuinte tenha um retorno qualificado na melhor prestação do serviço público”, ressaltou Sérvulo Nogueira.

Ao destacar os objetivos do encontro, Sérvulo frisou que além de ser uma forma de transparência, é uma oportunidade para que todos os envolvidos possam visualizar o avanço que temos alcançado e que tenhamos a percepção que o estado de Goiás é um estado que vai se organizando vai se estruturando em todas as suas áreas”, ressaltou Sérvulo Nogueira.

O público-alvo do encontro são gestores e servidores que integram a rede do Sistema Estruturador Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Estadual (Sipofe). “Para nós é muito importante que as três áreas trabalhem juntas para que haja um único direcionamento entre o que o Estado planeja, orça e gasta efetivamente”, ressalta a subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Danielle Gomes de Oliveira.

Apresentações
Cada subsecretaria – Tesouro, Orçamento e Planejamento – apresentou suas principais realizações em 2024 e as ações previstas para 2025. Iniciando pelo Tesouro Estadual, o subsecretário Wederson Xavier destacou a evolução dos indicadores desde 2019, enfatizando os esforços para manter Goiás em destaque no ranking de liquidez, a conquista da nota A nos indicadores de desempenho do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e as ações para a adesão ao Propag.

Para ele, o trabalho da Rede Sipofe, criada em 2023 e que vem se consolidando na integração das áreas, só vai contribuir para que o Tesouro Estadual mantenha o foco que é a sustentabilidade fiscal e o aperfeiçoamento de processos.

“Antes da Rede, as ações eram muito descentralizadas. Agora, os órgãos centrais assumem um papel estratégico na orientação dessas redes. O processo de execução orçamentária começa no planejamento, passa pela execução financeira e envolve também a rede de contabilidade, que permeia toda a execução”, destacou Wederson Xavier.

Entre as ações programadas para 2025 na área de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, a subsecretária Danielle Gomes de Oliveira destacou a criação do Observatório de Políticas Públicas, a elaboração de um plano de médio e longo prazo, a realização de avaliações de políticas públicas, a revisão em andamento do Plano Plurianual (PPA) e a implementação de novas tecnologias para aprimorar os resultados.

Ela ainda anunciou a realização de cursos com certificações que estão sendo estruturados.  “A qualificação é o caminho para ter uma administração pública cada vez mais eficiente”, detalhou Danielle.

Outra entrega que será feita em breve será o 1º Caderno de Entregas do Grupo Especial de Consolidação e Encerramento da Gestão (GECEG), coordenado pela Secretaria de Economia conjuntamente com a Secretaria Geral de Governo, que aponta os avanços de áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e infraestrutura.

“Essas ações nos permitirão compreender melhor as políticas públicas, avaliar nossa posição atual e ter uma visão mais clara dos resultados alcançados”, afirmou a subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Danielle Gomes de Oliveira.

Em tom de agradecimento aos servidores da Rede Sipofe, o subsecretário Central de Orçamento, Mário Mendes Barbosa, destacou a “frutífera e positiva parceria entre os órgãos” e reforçou o compromisso com as inúmeras metas previstas para 2025.

Próximos encontros
Outros encontros serão realizados ao longo do ano. “A transparência dessas entregas é fundamental para que todos compreendam a relevância do nosso trabalho, que se reflete diretamente na evolução da gestão fiscal do Estado e na melhoria da qualidade de vida dos goianos”, concluiu o secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira.

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão