PetScan, ferramenta inteligente criada dentro do sistema Business Objects (BO), virou curso para agilizar o trabalho do auditor fiscal

Ferramenta concentra informações de diversos sistemas em um único ambiente
Entre os dias 8 e 10 de setembro foi realizado, na Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, o 1º Workshop de PetScan, ferramenta desenvolvida dentro do Business Objects (BO), plataforma utilizada pela Receita Estadual para organizar, cruzar e disponibilizar dados fiscais. O curso foi ministrado pelo supervisor de Fiscalização, auditor fiscal Marcelo Henrique Pereira Almeida, para nove auditores fiscais.
O PetScan nasceu de uma iniciativa pessoal de Marcelo Henrique. “À medida que eu tinha a necessidade de alguma função, de algum recurso, eu criava no BO. Nós já chegamos a utilizar mais de 20 sistemas espalhados. O PetScan vasculha em todos esses sistemas aquilo que pode surgir como uma irregularidade e apresenta o que está errado, já faz o indicativo e também demonstra o que está correto, tudo num lugar só”, explica.
O titular da DRF de Goiânia, auditor fiscal Ricardo Martins de Lucena, destacou a redução do tempo que o auditor fiscal vai gastar para levantar e fazer a análise de dados com o PetScan. “Essa ferramenta transforma os dados em relatórios. Alguns desses relatórios já possibilitam fazer um trancamento de estoque ou a lavratura de um auto de infração. Outros demandam uma análise prévia do auditor, mas os dados já estão ali, às vezes sanados, tabulados”, afirma.
A sala separada exclusivamente para ministrar cursos atende também os servidores administrativos e do atendimento ao contribuinte. “Quando assumi a delegacia eu vi a necessidade quando participei de uma reunião com o secretário e na ocasião ele disse que em qualquer ponto de atendimento da Economia o contribuinte tem que ser atendido de forma plena”, assinalou Ricardo Martins Lucena.
O curso tem formato prático e interativo, priorizando situações reais do dia a dia. Estão previstos encontros de reforço, de participação opcional, nos dias 17 e 24 de setembro. Estão programados mais dois cursos voltados para os servidores do atendimento ao contribuinte: “Emissão de Nota Fiscal Avulsa” (25 de outubro) e “Cadastro de Produtor Rural” (25 de novembro).
Fotos: Mariana Machado
Secretaria da Economia – Governo de Goiás






