Operação “Grãos” monitora mais 91 propriedades rurais
03 de agosto de 2017
A operação “Grãos” que teve início em junho deste ano dará continuidade este mês com o envio às Delegacias Regionais de Fiscalização (DRF) da lista dos produtores rurais que foram selecionados para monitoramento da safra de grãos, com ênfase para a colheita do feijão. De acordo coma a Coordenação do Agronegócio, da Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em trabalho conjunto com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodesa), 91 novos produtores vão ser acompanhados a partir de agora, pela fiscalização. O objetivo é evitar a sonegação de ICMS nesse segmento da economia, frisa o coordenador Geraldo Saad, do Agronegócio, da Sefaz.
No mês passado 155 propriedades rurais passaram pelo processo de monitoramento da safra do período. Além de coibir a sonegação de tributos o trabalho incluiu também a verificação de vazio sanitário, isto é, o acompanhamento de períodos de plantios nas regiões visitadas. O trabalho da Sefaz envolve a verificação dos documentos referentes à compra de insumos e checagem de área para posterior constatação da documentação fiscal relativa à produção obtida.
Conforme destaca Geraldo Saad, coordenador do Agronegócio da Sefaz, o período de monitorado nas duas etapas iniciais coincidirá com o plantio das segunda e terceira safras de feijão. Saad lembra que se trata de uma parceria bem-sucedida, uma vez que “após a operação do ano passado constatou-se um aumento substancial de emissão de documentação fiscal e consequentemente, crescimento na arrecadação de ICMS no setor”.
Comunicação Setorial – Sefaz