Oficina aperfeiçoa coleta de dados para relatório de entregas do governo

Grupo Especial de Consolidação e Encerramento da Gestão (Geceg) é responsável por publicação que consolidará resultados da gestão Ronaldo Caiado (2019 a 2026)

Servidores estaduais que atuam na área de Planejamento, Escritórios de Projetos e Prioridades Governamentais, participaram, na última sexta-feira (9/5), de uma oficina sobre a atuação do Grupo Especial de Consolidação e Encerramento da Gestão (Geceg). A ação proposta pela Superintendência de Monitoramento e Avaliação da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, foi conduzida pelo Laboratório de Inovação em Governo da Secretaria da Economia (E-Nova), ligado à Gerência de Modernização Institucional.

Criado no final de 2024, o Geceg é responsável pela coleta de informações junto aos órgãos estaduais para a produção do relatório de resultados e impactos das ações, projetos e políticas públicas implementadas pelo Governo de Goiás de 2019 a 2026. Cerca de 250 servidores de todo o Estado estão envolvidos diretamente neste processo, coordenado pela Secretaria da Economia em ação conjunta com a Secretaria-Geral de Governo (SGG).

“Nosso objetivo com esse momento hoje é repensar o processo de coleta de informações do Geceg. Trata-se de um olhar diferente sobre a forma como estamos nos engajando, comunicando e interagindo com as setoriais de planejamento, escritórios de projetos e áreas finalísticas das pastas para apresentar toda a evolução e entregas do governo”, ressaltou a superintendente de Monitoramento e Avaliação, Daiany de Oliveira Santos.

Durante a manhã, sob a condução do coordenador do E-Nova, Vinícius Chaer, foi utilizada a metodologia de design thinking, que estimula a criação de ideias para, na sequência, prototipar e testá-las. Participaram das atividades a Superintendente de Monitoramento e Avaliação, a gerente do planejamento institucional da Secretaria da Economia, a gerente de padronização do PMO Central e representante das Prioridades Governamentais ambas da SGG e a Chefe do Escritório de Projetos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representando os colegas que atuam na mesma posição em outros órgãos.

Ainda com este objetivo de melhorar o processo e o resultado final do relatório Geceg serão realizadas outras oficinas em parceria com a Escola de Governo e PequiLab, com temas relacionados a melhoria da qualidade das informações e indicadores de resultado e impacto, bem como comunicação, engajamento e interação das setoriais de planejamento com os escritórios de projetos, áreas finalísticas e demais responsáveis pelas entregas de governo.

Visitas às Pastas

O trabalho do Geceg foi dividido em ciclos. No primeiro, foram compiladas as entregas de governo de 2019 até 2024. E a partir de agora, as atualizações serão feitas quadrimestralmente, até a produção da publicação final, com dados de 2019 a 2026.

As devolutivas em relação ao primeiro ciclo do Geceg serão realizadas ainda no mês de maio, com visitas da Subsecretária Central de Planejamento Monitoramento e Avaliação, Danielle de Oliveira, às pastas para a apresentação de resultados, lições aprendidas e orientações para a atualização das informações nos próximos ciclos.

O Geceg é um trabalho de valor estratégico para o governo. “Temos várias finalidades, como promover a transparência, prestar contas, demonstrar resultados, deixar um legado de informações para a transição, além de comunicar com diversos públicos, desde o público interno no governo até o cidadão, demonstrando o valor das entregas neste período”, completou Daiany.

Foto: Vinícius Antonelli

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo